Empreendedorismo na Folia: Como aproveitar o carnaval para ganhar dinheiro extra

Empreendedorismo na Folia: Como aproveitar o carnaval para ganhar dinheiro extra

Um dos momentos mais esperados do calendário chegou e, com ele, muito confete, glitter e histórias para se aventurar. Para uns o carnaval é tempo de extravasar e sair da rotina, mas alguns enxergam na festa anual uma oportunidade de criar fonte de renda extra e empreender. É o caso da artesã Neli Alves, de 76 anos, empreendedora do Iaiá Arteira Lembrancinhas, que fez de sua paixão pelo artesanato seu ofício.

De acordo com Neli Alves, ela é apaixonada pelo ofício desde que nasceu e adora trabalhar com as mãos e criar coisas novas. Produz desde bolsas, necessaires, decoração, enfeites e até lembrancinhas para festas.  “Um artesão está atento aos momentos que podem render mais. Carnaval, festa junina, natal e o dia das mães são datas de muita procura de produtos bonitos, preço bom, e funcionalidade. Assim, sempre trabalhei mais nessas datas”, comentou.

A artesã comenta que umas das razões pelo crescente desejo de empreender e alinhar  sua arte como fonte de renda se deu pela reestruturação do carnaval de Belo Horizonte.  “Quando o Carnaval de BH se tornou mais movimentado, a procura de produtos de época se tornou maior e eu, que então , já estava aposentada, me dediquei mais”.

Empreendedora Neli Alves aproveita o mercado do carnaval.

 

 

 

Neli é uma ótima indicadora de que um hobbie ou um ofício são as melhores opções para empreender e gerar resultados positivos.  “O artesanato não nos enriquece financeiramente, mas ajuda. E ainda mais, dá-nos uma sensação de estarmos ativos, trabalhando, pensando, criando, acho que é a maior riqueza”.

 

 

Bioglitter e sustentabilidade no carnaval

 

A empreendedora Maísa Moraes, desenvolvedora do Ahorta,  viu na resolução de um problema ambiental um gatilho para começar a empreender em um nicho pouco explorado no mercado: a produção do glitter biodegradável.  “O bioglitter é novo pra mim, conheci no ano passado e resolvi trazer pra marca porque se alinha muito com a proposta de conservação do meio-ambiente que a Ahorta tem”.

Segundo ela, a produção e mudança de consciência dos foliões visa diminuir a poluição dos cursos d’água e a geração de resíduos de forma geral. “A gente acabou de passar por um momento de muito caos na cidade, devido à má  ocupação que fizemos dela. É muito importante levarmos essa consciência pra folia”, conclui.

Que tal combinar carnaval e cuidado com o meio ambiente?

 

Com produção própria, o comércio  sustentável do material, que virou peca obrigatória no look de carnaval, `salvou` a vida financeira da empreendedora por alguns meses . “O comércio, em geral, é ruim pra todo mundo no início do ano. Em 2019, que foi a primeira vez que fiz,  salvou o meu caixa nos três primeiros meses, então resolvi fazer novamente esse ano”, frisa.

Além da questão ambiental, a empreendedora salienta que a viabilização e impulsão  desse tipo de negócio tem a importância econômica. “Acredito que é possível mudar o carnaval, principalmente porque em BH onde carnaval já tem um viés político. Da pra somar mais essa pauta”, pontua.

A alta demanda no período carnavalesco se torna um momento oportuno para dar o primeiro impulso em formas de ganhar um dinheiro extra para pagar o boleto no final do mês. E vale de tudo: vender glitter, produção de adereços e fantasias, customização de roupas, venda de alimentos e bebidas de forma legalizada. Ou até inovar na criação de algum produto ou serviço personalizado.

Datas como o carnaval são ótimas para a geração de negócios e incremento de renda. “A importância do Carnaval para as vendas dos meus produtos é a mesma de outras datas comemorativas já citadas: a procura é maior e as pessoas querem produtos de boa qualidade e bom preço. “.

Não espere o carnaval! Conecte sua empresa com a comunidade por meio de nossos serviços de impacto socioambiental!

Solicite sua proposta aqui.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Open chat
1
Conecte sua empresa com a comunidade por meio de nossos serviços de impacto socioambiental!
Powered by