EDITAL 15/2021 | Processo seletivo para o projeto “Digital Futures Lab” | Inscreva-se

SELEÇÃO PARA DIGITAL FUTURES LAB 

EDITAL FA.VELA 15/2021 

Em parceria com a Futuros Inclusivos, o FA.VELA apresenta um novo projeto: O Digital Futures Lab. O Digital Futures Lab é uma provocação para que jovens lideranças de nano e microempreendimentos ampliem seu letramento tecnológico e projetem uma forte presença no amanhã! Iremos oferecer diferentes tipos de atividades com conteúdos aprofundados para acelerar o seu negócio. 

Bora fazer esse corre com a gente? 

FUTUROS INCLUSIVOS 

Você conhece o trabalho do FA.VELA, mas ainda não sabe da Futuros? A gente explica! Futuros Inclusivos é a plataforma de inovação social do FA.VELA que tem como propósito apoiar empresas, governos e organizações sociais no desenvolvimento de seus objetivos para a construção de futuros mais plurais. O objetivo é facilitar a construção de futuros baseados em diversidade e inclusão para empresas, negócios de impacto e marcas que pretendem incorporar, por meio de uma lógica sistêmica, a diversidade, igualdade e impacto social em seu cotidiano.     

A vontade de construir coletivamente futuros inclusivos e plurais nasceu da Diretoria do FA.VELA que, desde 2014, é liderada por profissionais da educação empreendedora, da inovação social e tecnologias inclusivas que imprimem suas visões de futuros no design de projetos e programas de impacto social e trilhas formativas.  

Nós acreditamos na consolidação de futuros plurais, nos quais a inclusão e a inovação social sejam o fio condutor para construção de soluções, projetos e trilhas de aprendizagem que permitam novas visões para velhos e novos paradigmas sociais e econômicos, tendo pessoas negras, LGBTQIAP+ e de outros grupos vulnerabilizados como parte do processo de criação, protagonismo e changemaking

PRA QUEM É O DIGITAL FUTURES LAB? 

Nesse projeto, nosso objetivo é aprofundar as discussões sobre tecnologias, ambientes digitais, economia criativa, marketing digital, impacto social, entre outros conteúdos. Se você tem um corre que já está rolando, tem espírito de liderança e domina os conteúdos básicos de gestão, finanças, marketing e comportamento empreendedor, esse é o seu momento de colar com a gente! 

SOBRE A JORNADA 

No Digital Futures Lab iremos abordar de maneira aprofundada temáticas como gestão de negócios e projetos, comunicação, marketing, finanças, futuros a partir de diversas lentes, tecnologia, trabalho, meio ambiente, economia, diversidade, territórios, culturas organizacionais, inovação social e educação. Pela grande densidade dos conteúdos é fundamental que as pessoas selecionadas já tenham uma base de conhecimento sobre esses assuntos. Durante o projeto serão oferecidos uma jornada de digitalização de negócios, mentorias tecnológicas, masterclasses temáticas e workshops voltados para o desenvolvimento de habilidades digitais dos participantes. Nesses diferentes formatos serão oferecidas 322 horas de atividades!  

A jornada de digitalização de negócios se dará por meio da produção de conhecimento com enfoque em temáticas que potencializem a transformação digital dos projetos e empreendimentos. As pessoas selecionadas terão acesso a aulas semanais ao vivo, workshops e mentorias em conteúdos como usabilidade das redes sociais, monetização em ambiente digital e gestão de comunidades.​ As masterclasses serão ministradas por especialistas de diversas áreas. Acontecerão também mentorias especiais para cada negócio (em horário a combinar). 

Serão disponibilizados encontros temáticos em grupo mediados por profissionais da Psicologia. Uma oportunidade para os participantes aumentarem seus vínculos e seguirem a jornada com maior tranquilidade.   

Todas essas atividades serão ofertadas durante a semana (entre terça e quinta-feira) no turno da manhã. A formação iniciará em 18 de janeiro de 2022 e será encerrada em 17 de março de 2022

Toda a jornada será produzida pelo FA.VELA, junto com a Futuros Inclusivos, e será disponibilizada virtualmente por meio do Escola, nossa plataforma de letramento e formação empreendedora contínua. As aulas, mentorias e workshops acontecerão ao vivo, por plataformas digitais e de videochamada. 

A JORNADA É ONLINE, COMO VOU GARANTIR MINHA CONECTIVIDADE? 

Todas as pessoas selecionadas receberão um aporte no valor bruto de R$100 (cem reais) por mês, durante 03 (três) meses, mediante assinatura de recibo para garantir o acesso a internet. 

QUERO MUITO PARTICIPAR DO DIGITAL FUTURES LAB, MAS COMO FICAM AS ATIVIDADES DO MEU NEGÓCIO? 

Como forma de garantir a participação ao longo de toda a jornada e incentivar o investimento na iniciativa, 20 (vinte) participantes receberão uma bolsa no valor bruto de R$900 (novecentos reais) por mês, durante 03 (três) meses, mediante assinatura de recibo. O principal critério adotado para a seleção das pessoas bolsistas será a questão socioeconômica, contemplada no formulário de inscrição. 

VALE REFORÇAR: QUEM TÁ NO DIGITAL FUTURES LAB, TÁ NO ESCOLA! 

As pessoas que participarem do Digital Futures Lab passarão a integrar a nossa comunidade empreendedora. Com isso, terão acesso aos canais de comunicação exclusivos do Escola, por meio dos quais são disponibilizados conteúdos e materiais que potencializam a evolução de projetos e negócios, conectando jovens, adultos e idosos a oportunidades e experiências de aprendizado. 

SE LIGA NO QUE É PRECISO PARA SE CANDIDATAR: 

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade; 
  • Residir no Brasil; 
  • Ter acesso a internet e a dispositivo eletrônico para participar das atividades online; 
  • Liderar um projeto ou negócio – lembrando que seu negócio não necessariamente precisa estar formalizado (com CNPJ), mas é fundamental que ele esteja em funcionamento; 
  • Ter conhecimento em temas como tecnologia, trabalho, educação, territórios, diversidade, economia, inovação social, meio ambiente e diversidade empresarial, além de tendências atuais do ramo de economia criativa; 
  • Ter disponibilidade de participar das formações, no turno da manhã entre terça e quinta-feira ao longo de 03 (três) meses
  • Possuir um e-mail para receber e assinar contrato com o FA.VELA. 

COMO SERÁ A SELEÇÃO? 

Neste edital disponibilizaremos 60 (sessenta) vagas. A seleção das inscrições conta com análise inicial e entrevistas com as pessoas pré-selecionadas. Todas as etapas do processo seletivo consideram os seguintes critérios: 

  • Viabilidade de desenvolvimento da iniciativa; 
  • Potencial de impacto positivo gerado; 
  • Enquadramento da proposta às temáticas que serão discutidas, considerando principalmente aspectos como: inovação, uso de tecnologias para otimização dos processos, potencial de impacto socioambiental, diversidade e inclusão; 
  • Domínio dos conhecimentos básicos nas temáticas que serão aprofundadas durante o projeto. 

Lembrando que sempre priorizamos propostas inscritas por pessoas autodeclaradas negras, indígenas, mulheres, pessoas moradoras de territórios vulnerabilizados como favelas, quilombos e aldeias indígenas, pessoas LGBTQIAP+ e/ou pessoas com deficiência. 

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO 

O processo seletivo seguirá as seguintes etapas e prazos, lembrando que podem ser alterados caso necessário a critério do FA.VELA. Caso ocorra alguma mudança, ela será comunicada através do site e das redes sociais do FA.VELA (https://favela.org.br/). 

  • INSCRIÇÕES – 24 de novembro a 07 de dezembro de 2021 (até as 23h59min) 

As inscrições deverão ser realizadas dentro do prazo e horário estabelecido e por meio do formulário no Pipefy (https://app.pipefy.com/public/form/1yqjMbLV). As pessoas interessadas deverão além de responder o formulário, enviar um vídeo de no máximo 03 (três) minutos, falando um pouco sobre o seu corre. Neste vídeo você deve responder por que e como quer construir futuros mais inclusivos e quais são suas expectativas para o seu negócio e para você depois de passar pelo processo de transformação digital. O vídeo deve ser submetido em plataforma digital e online (Youtube). O link deverá ser inserido em um campo específico no formulário de inscrição.  

QUAIS INSCRIÇÕES SERÃO HOMOLOGADAS? 

Todas as inscrições enviadas pelo formulário Pipefy (https://app.pipefy.com/public/form/1yqjMbLV) dentro do prazo e que atendam todos os requisitos do edital serão analisadas. Não se esqueça de deixar o vídeo visível para avaliação! 

NÃO ANALISAREMOS:  

  • Inscrições sem link para o vídeo ou com link inválido; 
  • Inscrições com vídeos que ultrapassem o tempo máximo de 03 minutos; 
  • Inscrições enviadas por qualquer canal que não seja formulário do Pipefy (e-mail, telefone, presencial, etc);  
  • Inscrições incompletas;  
  • Inscrições que não atendam aos requisitos especificados neste edital. 
  • ENTREVISTAS – 13 a 23 de dezembro  

As pessoas pré-selecionadas serão convocadas para participar de uma entrevista com a equipe do FA.VELA, na qual apresentarão sua iniciativa e mostrarão um pouco de sua trajetória. Além disso, durante esta entrevista, serão feitas perguntas técnicas a fim de verificar o conhecimento prévio da pessoa pré-selecionada em temas como tecnologia, trabalho, educação, territórios, diversidade, economia, inovação social, meio ambiente e diversidade empresarial, além de tendências atuais do ramo de economia criativa. Apenas pessoas selecionadas nessa etapa receberão e-mail de confirmação, no endereço eletrônico indicado no ato de inscrição.  

  • RESULTADO E CONVOCAÇÃO – 06 de janeiro de 2022 

Divulgação das pessoas selecionadas para o Digital Futures Lab nas redes sociais do FA.VELA (@maisfavela) e convocação por e-mail para efetivação de matrícula. Após o envio do e-mail de convocação pelo FA.VELA, o participante deverá responder confirmando ou não o interesse até 11 de janeiro de 2022

Não serão analisadas propostas que não cumpram os requisitos previstos no presente Edital. 

Não caberão recursos após a publicação das decisões tomadas pela equipe do FA.VELA. 

SE VOCÊ ESTIVER ENTRE AS PESSOAS SELECIONADAS… 

Já se prepare para enviar por e-mail (que será informado posteriormente), até o dia 11 de janeiro de 2022 cópia digitalizada dos seguintes documentos: 

  • Identidade (RG, CNH ou Carteira de Trabalho); 
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), sendo que: se o documento de identificação já possua o CPF, fica dispensada a apresentação; 
  • Comprovante de residência: pode ser conta de água, luz, telefone, cartão de crédito, contrato de aluguel, declarações do proprietário/locatário, guia de IPTU ou IPVA, extrato de FGTS. Qualquer documento enviado será analisado; 
  • Dados bancários da conta-corrente ou poupança. 

DOS DADOS PESSOAIS 

O FA.VELA observará o disposto na Lei 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os dados pessoais coletados serão tratados com base no art. 7º, V e art. 11, I da referida Lei. Os dados coletados (nome, data de nascimento, CPF, RG, endereço, e-mail, telefone, origem racial, orientação sexual, se possui ou não deficiência e qual, escolaridade, renda mensal, ocupação atual e se recebe ou não benefício assistencial do Governo) serão utilizados para a seleção de propostas para fins do presente Edital, bem como para execução de contrato, caso o participante seja selecionado e prestação de contas. A participação do proponente configura solicitação para tratamento de seus dados para os fins aqui indicados. Finalizada a seleção de propostas, os dados pessoais coletados dos proponentes não selecionados serão permanentemente excluídos, nos termos do art. 15, I, da Lei 13.709/18. 

DO USO DE IMAGEM 

As pessoas selecionadas para participar do Digital Futures Lab estão cientes que poderão ter seus nomes e imagens divulgados no site e nas redes sociais do FA.VELA, por isso cedem em caráter definitivo, perpétuo e irrevogável nos termos dos artigos 5º, XXVIII, “a” da Constituição da República e 20 do Código Civil, todos os direitos de imagem e voz sobre as participações resultantes das atividades executadas em função do presente Edital. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Este Edital deverá ser lido integralmente pelos participantes, não sendo aceitas alegações de desconhecimento ou discordância de seus termos após a apresentação das inscrições. A participação no processo implica integral aceitação a todos os termos do Edital. 

O FA.VELA poderá promover diligência para esclarecer ou complementar o processo deste Edital e a análise das inscrições. É também permitido ao FA.VELA realizar acréscimos ou supressões ao objeto deste Edital. 

As pessoas eventualmente selecionadas para participar do Digital Futures Lab deverão celebrar contrato de concessão de aporte por escrito com o FA.VELA, contemplando todas as condições previstas no presente Edital e no qual se comprometerão a frequentar as aulas online ministradas e atender frequência mínima estipulada no contrato. As pessoas inscritas ainda se comprometem a assegurar todas as condições do presente Edital enquanto durar o contrato. 

O FA.VELA é uma entidade privada, não integrante da Administração Pública, e se reserva o direito de não selecionar nenhum/a empreendedor/a para fazer parte do Digital Futures Lab. 

O presente Edital não constitui licitação nem concurso público. 

As informações sobre o Edital serão divulgadas por meio das redes sociais do FA.VELA. 

Qualquer dúvida e informação sobre o Edital poderá ser obtida pelo e-mail lab@futurosinclusivos.com.br, até a data de 17 de dezembro de 2021, às 15h. 

Casos omissos serão resolvidos pelo FA.VELA. 

Precisa de Ajuda?