Inscrições abertas para Programa de Mentores do Corre Criativo 2021

Confira a seguir o edital:

EDITAL 08/2021

PROGRAMA DE MENTORIAS ESPECIALIZADAS VOLUNTÁRIAS –O FUTURO DO CORRE

Você tem experiência com mentorias e conhecimento sobre letramento empreendedor, gestão de negócios, gestão de projetos, finanças e temas afins? Precisamos de você! Estamos em busca de profissionais didáticos e criativos para participarem do Futuro do Corre.

O Futuro do Corre é a nossa edição virtual para 2021 do programa que capacita, mentora e empodera jovens, de 18 até 35 anos, à consolidação e gestão de empreendimentos de impacto. A edição conta com a correalização da Futuros Inclusivos e a proposta do Futuro do Corre é formar jovens empreendedores de todo o Brasil, abordando as temáticas de futuros através de diversas lentes, como: a tecnologia, o trabalho, o meio ambiente, a economia, a diversidade, os territórios, as culturas organizacionais, a inovação social e a educação.

SOBRE O PROGRAMA DE MENTORIAS ESPECIALIZADAS VOLUNTÁRIAS

O objetivo deste edital é a seleção de 12 (doze) profissionais voluntários para acompanhar e estimular a formação empreendedora, oferecendo orientações, ferramentas e conteúdo que possam auxiliar o desenvolvimento e consolidação dos empreendimentos de jovens. O engajamento será por meio de mentorias (atendimentos individuais ou coletivos) para as juventudes selecionadas para participar do Futuro do Corre, nas temáticas abaixo:

  • Comunicação e marketing
  • Finanças
  • Gestão de Projetos
  • Impacto social
  • Jurídico
  • Transformação digital e inovação

REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA CANDIDATURA

Procuramos profissionais que apoiem a solução de dúvidas e desenvolvam junto às juventudes mentoradasalternativas para lidar com as fragilidades e estratégias para ampliar as potencialidades do negócio.

É necessário experiência em ministrar aulas, mentorias individuais e/ou coletivas, e conhecimento sobre ferramentas de gestão, como por exemplo canvas de modelagem de negócios, FOFA, Plano de Ação, entre outros. As pessoas selecionadas devem ser organizadas e estarem disponíveis para aprender com o FA.VELA também.

A participação é aberta a profissionais de diferentes áreas de formação, escolaridade técnica ou superior, faixa etária ou território, desde que tenham disponibilidade para atuação remota conforme o cronograma de atividades do Futuro do Corre e conhecimento dos temas solicitados.

ATIVIDADES PREVISTAS

Espera-se a disponibilidade das pessoas selecionadas para participar das seguintes atividades do programa de mentorias do Futuro do Corre:

  • Apoiar a elaboração do diário de bordo dos participantes do Futuro do Corre;
  • Realizar mentorias (atendimentos individuais ou coletivos), por videoconferência, mediante agendamento pela equipe do FA.VELA;
  • Elaborar um plano de trabalho ou atendimento personalizado para as mentorias;
  • Apresentar relatório de atendimento, ao final de cada mentoria realizada;
  • Disponibilidade para realizar as mentorias às sextas-feiras dias 12, 19 e 26 do mês de novembro, na lógica de até 04 atendimentos por dia, com 2 horas de duração cada atendimento;
  • Participar de reunião final de coleta de feedback, com todas as pessoas envolvidas no programa;

REGIME JURÍDICO E OUTRAS INFORMAÇÕES

As contratações serão da modalidade voluntariado, não gerando vínculo empregatício, nem o pagamento de qualquer tipo de remuneração, sendo regida pela Lei do Voluntariado (Nº 9.608, de 18/02/1998).Será emitido certificado de atuação no voluntariado para as pessoas selecionadas que realizarem os atendimentos e atividades previstas. Para este fim, estimamos uma carga horária total de 26 horas de dedicação por pessoa, contemplando todo ‘O Futuro do Corre’. Todas as atividades serão realizadas de forma remota, por vídeo conferência, tendo em vista a pandemia de COVID-19.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO E CRONOGRAMA

23 setembro a 15 de outubro até às 13:00 horas

  • Entrevistas com a equipe do FA.VELA, para as pessoas pré-selecionadas

18 a 21 de outubro

  • Comunicação do resultado, por e-mail, e formalização das contratações

22 outubro

  • Realização do Workshop de preparação para as mentorias especializadas voluntárias

27 de outubro

  • Realização de mentorias especializadas voluntárias com participantes do Futuro do Corre, na lógica de até 04 atendimentos por dia, com 2h de duração cada

12, 19 e 26 de novembro, das 09:00 horas até às 18:00 horas

NFORMAÇÕES FINAIS

Sobre o FA.VELA: é uma organização de impacto social voltada para a educação e aprendizagem inclusivas com foco no desenvolvimento social e econômico de grupos e territórios vulnerabilizados. Oferecemos metodologias de ensino direcionadas para a educação empreendedora e a aceleração de negócios e projetos, além de atuarmos na formatação de trilhas de inovação e impacto que têm como objetivo preparar as pessoas para o futuro do trabalho e a economia criativa.

Sobre o Escola: é a plataforma do FA.VELA de letramento e formação empreendedora que impulsiona a transformação digital de nanoe microempreendedores. Oferecemos, de forma gratuita, produtos e serviços digitais, como aulões, vídeo aulas, podcasts, e-books e mentorias, que fortalecem e colaboram para a sustentabilidade dos empreendimentos. Nela, conteúdos como gestão de negócios e projetos, finanças, comunicação, monitoramento e avaliação são ofertados de forma contínua para os inscritos.

Sobre a Futuros Inclusivos: é a frente de inovação social do FA.VELA, que nasceu de reflexões sobre o enviesamento das projeções de futuros –o que faz com que eles sejam pouco diversos e sigam a lógica das exclusões sociais atuais. Facilitamos a construção de futuros baseados em diversidade e inclusão para empresas, negócios de impacto e marcas que pretendem incorporar em suas culturas organizacionais a diversidade, igualdade, inovação e impacto social por meio de uma lógica sistêmica.

Dúvidas sobre este edital devem ser encaminhadas por e-mail ao escola@favela.org.br até o dia 11 de outubro de 2021.

Vem com a gente!!

Precisa de Ajuda?