Curso gratuito de formação empreendedora para a terceira idade está com inscrições abertas, em Belo Horizonte

Iniciativa do negócio de impacto social FA.VELA, o Perifa 60+ irá desenvolver habilidades digitais, empreendedoras e de lideranças. O programa irá ofertar 100 vagas na capital mineira

Fonte: www.belohorizonte.com.br

Estão abertas as inscrições para o Perifa 60+, programa do Fundo de Aceleração para o Desenvolvimento Vela (FA.VELA), voltado para desenvolver as habilidades digitais, empreendedoras e de lideranças de pessoas na terceira idade. A formação tem como objetivo ampliar a qualidade de vida e de oportunidades para pessoas desta faixa etária que fazem parte de grupos historicamente vulnerabilizados. Serão abertas 100 vagas, para pessoas acima de 60 anos de idade, residentes em 4 regionais de Belo Horizonte (Leste, Noroeste, Oeste e Venda Nova). Para participar das aulas, que serão em formato híbrido (presencial e virtual), todas as pessoas selecionadas irão receber do FA.VELA um tablet e cartão para auxílio alimentação e transporte.

Com oito meses de duração, com início em novembro deste ano, a formação será através de aulas teóricas e práticas e conta com parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados nas regionais Leste, Noroeste, Oeste e Venda Nova. O Perifa 60+ propõe inserir o público da terceira idade nesse contexto, empoderando e explorando possibilidades de acordo com a vivência de cada participante. O letramento tecnológico irá contemplar assuntos como acesso a aplicativos essenciais, formas de pesquisar e encontrar aquilo que se precisa na internet, uso de redes sociais, engajamento, entre outros tópicos que irão expandir a cidadania digital e as possibilidades de acesso.

A formação também inclui oficinas e práticas cujo intuito é fortalecer o conteúdo aprendido durante as aulas teóricas e promover a longevidade e qualidade de vida. Serão oferecidas oficinas de artesanato, ioga, teatro, alongamento, música, aulas sobre o metaverso, dentre outros.

Inscrições 

Para participar do Perifa 60+ basta ter espírito empreendedor; ter mais de 60 anos; ser residente próximo ao território do CRAS das regionais de Belo Horizonte (Noroeste, Leste, Oeste ou Venda Nova); e ter disponibilidade para participar da formação de novembro de 2022 a junho de 2023, no turno da manhã ou tarde.

As inscrições estarão abertas entre 12 de setembro e 14 de outubro e podem ser realizadas presencialmente nos CRAS ou através de formulário no link abaixo.

O edital está disponível em https://bit.ly/perifa60.

Acesse o formulário de inscrição pelo link https://app.pipefy.com/public/form/iGc9AWAL

Sobre o Perifa 60

Estamos vivendo uma era em que a tecnologia tem avançado cada vez mais e de uma forma rápida. O projeto propõe inserir o público 60+ nesse avanço, empoderando e explorando possibilidades de acordo com a vivência de cada participante. O foco é pensar no desenvolvimento das habilidades digitais, empreendedoras e de lideranças de pessoas idosas que estão dentro do perfil de vulnerabilização, além de conectá-las à geração contemporânea, que é marcada pela era digital.

Sobre o FA.VELA

Com sede em Belo Horizonte, o FA.VELA é a primeira aceleradora de negócios de base favelada do Brasil. A organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, é uma plataforma de educação e aprendizagem inclusiva, com o foco no desenvolvimento social e econômico de grupos e territórios vulnerabilizados. Atua no desenvolvimento de metodologias de ensino, trilhas de inovação e impacto social, elaboradas para preparar pessoas para o futuro do trabalho e a economia do conhecimento. Com mais de cinco anos de atuação, a organização já acelerou, capacitou e impactou milhares de pessoas em Minas Gerais e em diversas regiões do país.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir