Quem somos

Somos um hub de educação e aprendizagem empreendedora, inovadora, digital e inclusiva. Nossa missão é promover a diversidade e o desenvolvimento social, econômico e ambiental por meio do empoderamento de grupos e territórios vulnerabilizados. Oferecemos educação empreendedora e aceleração de negócios e projetos, atuamos no desenvolvimento de metodologias de ensino, trilhas de inovação e impacto social elaboradas para preparar as pessoas para o futuro do trabalho.
Começamos nossas atividades em 2014, no Morro do Papagaio, nome popular do Aglomerado Santa Lúcia – uma das maiores favelas de Belo Horizonte/MG. Somos negócio de impacto social liderado por empreendedoras e empreendedores negras/os, LGBTs e periféricas/os que contribui, especialmente, para o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (Erradicação da Pobreza) e 4 (Educação de Qualidade).
+ 0
Pessoas impactadas diretamente
+ 0
Empreendedores acelerados
+ 0
Iniciativas aceleradas

Os ventos que impulsionam a nossa vela e legitimam o nosso corre

icon-01

Metodologias de Aprendizagem feitas por quem está na ponta

Possuímos currículo comprovado para o desenvolvimento de habilidades digitais, empreendedoras e criativas, e vasta experiência em treinamentos de comunicação efetiva com grupos diversos e vulnerabilizados.
icon-03

Projetos estruturados com foco na inovação social

Expertise para potencializar e exponenciar negócios e projetos estruturados em ambientes de escassez, com foco na inovação social para o combate às desigualdades. Possuímos canais abertos com públicos e territórios vulnerabilizados.

icon-02

Rede de empreendedores diversa e inclusiva

Realizamos a gestão de uma comunidade ativa de empreendedores, ex-participantes de projetos e voluntários. Nossa rede conta com mais de 200 parceiros e profissionais engajados em formações e eventos de fomentos à cultura empreendedora.

Onde estamos?

Diretoria

Tatiana Silva é cofundadora e diretora-presidente do FA.VELA. Graduada em Comunicação Social (UFMG), com formação complementar em Ciências Sociais (Vrije Universiteit Amsterdam) e Mestre em Geografia (UNESCO-IHE/UFMG), tem experiência de pesquisa e consultoria na África, Europa e Brasil. Representou as Américas na Delegação Jovem do Conselho Mundial de Água e integrou o Conselho Administrativo da Water Youth Network. Obteve o 1º lugar na Pitch Competition do 7º UNESCO NGO FORUM (Arábia Saudita, Maio/2017) representando a comunidade.

João Souza é cofundador e diretor de Novos Negócios e Parcerias do FA.VELA. Empreendedor Social reconhecido pela rede global Ashoka, também é fundador e Head da Futuro Inclusivos, plataforma de inovação social do FA.VELA que tem como propósito apoiar empresas, governos e organizações sociais no desenvolvimento de seus objetivos para a construção de futuros plurais. Graduado em Publicidade e Gestão da Qualidade (UNIBH) e Mestre em Intervenção Social, Empreendedorismo e Inovação (Universidade de Coimbra).