Curso gratuito de tecnologia e empreendedorismo para 100 jovens trabalha a temática da segurança alimentar 

PorComunicação FA.VELA

O FA.VELA abre, no dia 22 de março, as inscrições para a 2ª turma do Morrobótica, curso voltado para estudantes de 14 a 17 anos da rede pública de ensino de Belo Horizonte 

Adolescentes de 14 a 17 anos podem se inscrever na 2ª turma do Morrobótica, programa gratuito de letramento tecnológico e comportamento empreendedor que se desenvolve através de tecnologias e metodologias ativas de ensino e aprendizagem. 

O Morrobótica foi desenhado para atender àa uma demanda crescente de Jovens pertencentes a grupos historicamente vulnerabilizados para acessarem práticas e conhecimentos que são comuns para adolescentes com perfil mais privilegiado. Por exemplo, de acordo com a pesquisa o IBGE (2022), enquanto 87% dos estudantes da rede pública têm acesso à internet, na rede privada, o percentual é de 98,2% – mais de 10% de diferença. 

Na busca por democratizar o acesso a conhecimentos sobre tecnologia, o programa também proporciona mecanismos de desenvolvimento da identidade empreendedora e criativa de adolescentes atuando na preparação para o futuro do trabalho ou projetos de vida. Para isso, jovens participantes experienciam uma jornada formativa de três módulos que vão de maio a novembro. 

A 2ª edição do programa ainda chega com uma novidade: trabalhará o tema Segurança Alimentar e Sustentabilidade. “O Brasil nos últimos anos voltou ao mapa da fome com 58,7% da população brasileira em algum grau de insegurança alimentar, e mais de 33 milhões de pessoas passando fome. Parte disso vem de políticas descontinuadas de acesso à alimentação de qualidade. Ao trabalhar esse tema, queremos que jovens reflitam sobre como a tecnologia pode resolver problemas do seu cotidiano e pode ser uma aliada na busca de melhores condições de vida.” afirma João Souza, Diretor de Novos Negócios e Parcerias do FA.VELA. 

“Ao fomentarmos soluções para desafios que estejam presentes na vida da maior parte do nosso público, aumentamos o engajamento e a percepção de impacto que cada pessoa pode causar em seu território. Com isso, fica mais fácil perceber as questões de sustentabilidade e impacto socioambiental, além de empoderar essas pessoas enquanto agentes de transformação” diz Tati Silva, Diretora Executiva do FA.VELA sobre como o Morrobótica estimula a juventude participante a atuar em suas comunidades. 

Para participar das atividades propostas, que acontecem de forma híbrida com atividades online e presenciais, cada participantes receberá um tablet com acesso à internet e os materiais didáticos que precisarem para realizar o curso. “A primeira turma foi toda remota por conta da pandemia, não queríamos expor ninguém a riscos desnecessários. E o tablet ficou com cada participante durante todo o curso, junto a um chip que garantia que essa pessoa poderia participar das atividades independente da infraestrutura de internet que tivesse em casa ou na escola”, diz João ao destacar a importância de possibilitar o acesso para as pessoas participantes. 

As inscrições vão de 22 de março a 9 de abril, e podem se inscrever jovens de 14 a 17 anos de toda a rede pública de ensino de Belo Horizonte. As pessoas inscritas serão selecionadas com base em critérios socioeconômicos e frequência escolar. A etapa de seleção vai de 10 a 16 de abril, e as matrículas de 17 de abril a 04 de maio. Para se matricular, é obrigatória a autorização dos responsáveis, que também assinam o termo de compromisso com os materiais disponibilizados. Para se inscrever, basta acessar o link: bit.ly/morroboticainscricoes ou entrar em contato no WhatsApp: 31 99765-0726. 

Sobre o projeto   

O Morrobótica é um projeto decorrente da parceria firmada entre o FA.VELA e a Futuros Inclusivos, plataforma de inovação social da organização, com financiamento da Prefeitura de Belo Horizonte através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA e apoio da Araújo, Ativos S.A, Banco Daycoval, Brasilcap, CNH Industrial, Edenred, Engie, Facebook, IBM, Localiza, Mercado Livre, OTIS, Pottencial, RHI Magnesita, Somos Educação, Uber, Usiminas e Vale. 

Sobre o FA.VELA 

Com sede em Belo Horizonte, o FA.VELA é uma plataforma de educação e aprendizagem inclusiva, com o foco no desenvolvimento social e econômico de grupos e territórios vulnerabilizados. Atua no desenvolvimento de metodologias de ensino, trilhas de inovação e impacto social, elaboradas para preparar pessoas para o futuro do trabalho e a economia do conhecimento. Com quase nove anos de atuação, a organização já acelerou, capacitou e impactou milhares de pessoas em Minas Gerais e em diversas regiões do país. 

Informações à imprensa:  

FA.VELA I www.favela.org.br | (31) 3317-3031   

Setor de comunicação | contato@favela.org.br ou comunicação@favela.org.br  

Simão Aquiar | Gerente de Comunicação | (31) 9 9804 5303  

Laura Guido | Supervisora de Comunicação | (31) 31 9 7526 8926   

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir