Novas cartografias do
impacto social:
um estudo da base para a base
Com o objetivo de promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental, a organização empodera grupos e territórios vulnerabilizados. O FA.VELA é um hub de educação e aprendizagem empreendedora, inovadora, digital e inclusiva, que oferece aceleração de negócios e projetos e atua no desenvolvimento de metodologias de ensino, trilhas de inovação e impacto social.
Objetivos
Traçar uma nova perspectiva sobre o que é impacto positivo, incluindo a pluralidade presente no cenário sem fins lucrativos
Esclarecer dinâmicas que marcam a modelagem e gestão de empreendimentos pensados da base para base
Compreender a diversidade de modelos organizacionais, conectados a propósitos também diversos, que permeiam a educação, saúde, tecnologia e o empreendedorismo
Demonstrar que as organizações sociais são um nicho de trabalho que ultrapassam o voluntariado, que suas ações diversas são cada vez mais urgentes e necessárias na sociedade
Cinco ações estratégicas para fortalecer a geração de impacto positivo da base para a base
-
Desenvolver as habilidades das juventudes para potencializar a geração de impacto positivo por meio do empreendedorismo.
-
Reconhecer que, seja presencial ou digital, a força estará nas conexões próximas e na representatividade.
-
Investir em equipe permanente para impulsionar o crescimento de iniciativas de impacto.
-
Valorizar, contratar e respeitar o trabalho de ONGs, pois elas também são empresas.
-
Assegurar o acesso à infraestrutura adequada para empreendimentos de impacto, incluindo equipamentos e espaço físico apropriado para a realização de atividades.
Futuros mais inclusivos
Empatia não substitui vivência
A fim de entender como construir futuros mais inclusivos, o estudo se preocupa em compilar dados, depoimentos e análises que provam a necessidade da representatividade e do reconhecimento dos públicos vulnerabilizados na produção de suas próprias histórias.
Centro-Oeste
FEDERAÇÃO HABITACIONAL DO SOL NASCENTE (FEHSOLNA)
Criada como a 1ª Associação de Moradores do Sol Nascente, comunidade do Distrito Federal, a FEHSOLNA atua como agente do terceiro setor e promove o acesso às políticas públicas, fomentando o desenvolvimento social na comunidade. A organização estimula o empreendedorismo comunitário às famílias residentes na região e o carro-chefe é o ensino profissional de corte e costura.
INSTITUTO HORTA GIRASSOL
A organização, por meio do plantio de hortaliças, legumes, frutas e grãos, gera renda e garante o sustento de várias famílias da comunidade de São Sebastião. A iniciativa, que é a maior horta urbana do Distrito Federal, surgiu como um protesto, para substituir o lixão que se abrigava no local.
PROGRAMA JOVEM DE EXPRESSÃO
A partir da utilização de tecnologia social, o programa alinha a promoção da saúde ao potencial criativo de jovens entre 18 e 29 anos. A organização, ao incentivar as potencialidades das juventudes, cria espaços, facilita a colaboração e apoia a geração de autonomia entre os jovens, por meio de oficinas, cursinhos preparatórios, terapia comunitária e formações empreendedoras.
Nordeste
CASA DA COMUNIDADE DO BERARDO (CCB SOCIAL)
A organização surgiu como um braço social de um bloco de carnaval e atuava como um grande solucionador de problemas urbanos. Com o objetivo de promover e contribuir para o desenvolvimento social, atual¬mente, a CCB possui diversos projetos, como o contraturno escolar para crianças e os programas de capacitação empreendedora e qualificação profissional para adolescentes, jovens e adultos da comunidade.
FORMMER AFRO
Ao ofertar consultoria para afronegócios e estimular os afroempreende¬dores, a organização possibilita que pessoas pretas possam competir de maneira igualitária no mercado. Além disso, a Formmer Afro acredita que a diversidade, com base nas perspectivas inclusivas, pode agregar valor aos negócios.
INSTITUTO SOCIAL ÁGATHA
O instituto, que tem como objetivo trabalhar pelo fim da violência doméstica e familiar, acolhe mulheres em estado de vulnerabilidade socioeconômica e egressas do sistema prisional. A organização, assim, desenvolve programas com o intuito de garantir a autonomia dessas mulheres.
Norte
AME O TUCUNDUBA
Formada por jovens mulheres amazônidas, a organização, de cunho educacional, tem como foco o meio ambiente, a justiça ambiental e a justiça climática. A organização, que cria experiências e formações metodologias criativas e participativas, trabalha para promover a relação entre pessoas, rios e cidades, para, assim, estimular o protagonismo nas pautas relativas ao saneamento em Belém.
INSTITUTO NOVA AMAZÔNIA (INÃ)
O Instituto oferece apoio técnico e social para o desenvolvimento sustentável, econômico e igualitário de comunidades tradicionais e em situação de risco. A organização, conectada com os problemas da sociedade, foca também nas questões de gênero, realiza captação de recursos e oferta atividades socioambientais.
OBSERVATÓRIO DO MARAJÓ
O observatório cidadão de políticas públicas do território de Marajó e seus 16 municípios tem como objetivo fortalecer as lideranças locais. Ao organizar conhecimento, informações e dados, a instituição fortalece as lideranças ribeirinhas e quilombolas com a intenção de promover mudanças nas dinâmicas sociopolíticas da região.
Sudeste
FA.VELA
Com o objetivo de promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental, a organização empodera grupos e territórios vulnerabilizados. O FA.VELA é um hub de educação e aprendizagem empreendedora, inovadora, digital e inclusiva, que oferece aceleração de negócios e projetos e atua no desenvolvimento de metodologias de ensino, trilhas de inovação e impacto social.