O papel da Comunicação Digital nos pequenos negócios 

A Comunicação trabalha junto com o Marketing. Ela é a responsável por criar a imagem da marca e seu posicionamento no mercado. Os meios digitais estão cada vez mais relevantes, se tornando o principal meio de comunicação utilizado pelos negócios. 

Quando a internet surgiu, ela era vista como um meio de comunicação secundário, sendo a televisão o principal meio da época. Dessa forma, as marcas focavam seus esforços apenas nos materiais vinculados a TV, acessível somente às grandes empresas. Rapidamente esse cenário mudou. A internet foi se tornando cada vez mais relevante na vida das pessoas, conquistando o lugar de principal meio de comunicação atualmente.  

Mudança de cenário 

Um dos principais pontos positivos dessa mudança é que a internet é mais acessível! Ou seja, o investimento para estar presente na internet é muito menor comparando aos valores que era necessário para estar na televisão ou rádio, por exemplo. Isso faz com que pequenos negócios possam utilizar a internet como ferramenta a favor do seu negócio. 

As redes sociais ganharam bastante destaque com o crescimento da internet. Consequentemente, ganharam a atenção dos negócios. Elas se tornaram, em muitos casos, o principal meio de comunicação da marca, ganhando mais visibilidade que sites e blogs. Por este motivo, as redes sociais começaram a ganhar mais investimento. Com isso, os conteúdos da internet foram ganhando aparência mais profissionais, deixando de lado a aparência amadora, como era inicialmente. 

Se tornou tão natural que os negócios tenham um perfil nas redes sociais, devido a sua importância, que ao abrir um pequeno negócio, muitas vezes a pessoa empreendedora cria um perfil para sua marca antes mesmo de tirar seu CNPJ.

Como criar conteúdo para os meios digitais? 

Apesar dos materiais na internet estarem cada vez mais profissionais, não se preocupe, não é preciso ter equipamentos caríssimos para fazer conteúdo de qualidade. Com a evolução da tecnologia, é possível criar ótimos materiais usando apenas um celular. Com as técnicas corretas, você pode criar um conteúdo incrível utilizando os recursos que você já tem em mãos.  

Claro que com equipamentos profissionais e acesso a um estúdio, por exemplo, o trabalho fica mais fácil, já que não é preciso se preocupar em encontrar uma boa iluminação e horários que tem menos barulho no fundo para gravar. Mas, mesmo sem acesso a equipamentos profissionais é possível fazer e ter bons resultados!  

Agora que já entendemos a importância de estar nos meios digitais e como produzir o conteúdo para o pequeno negócio, vamos descobrir quais conteúdos são relevantes para postar. 

O que postar? 

Para criar o conteúdo é preciso antes de tudo definir qual a imagem que se deseja criar para a marca. Ou seja, como ela vai ser percebida pelo público. Pode ser uma imagem mais descontraída ou uma imagem mais séria, uma imagem mais jovial ou mais adulta e por aí vai. 

Para definir isso, é necessário entender qual público o negócio vai atender. A partir daí são definidas as estratégias para atingir de forma mais eficaz esse grupo de pessoas. Dentro dessas estratégias estão: 

  • Tipo de conteúdo criado 
  • Linguagem utilizada 
  • Meios de publicação 

Engana-se quem acha que as redes sociais são só para jovens. Já está mais que comprovado que pessoas de diferentes perfis estão na internet (nossos Perifa 60+ são o exemplo disso). Por isso, é preciso conhecer bem o público que quer atingir para traçar as estratégias certas! 

Também é preciso entender que estar presente no meio digital não é criar postar fotos dos produtos com valores, como se fosse um catálogo em suas redes. É preciso criar conteúdo relevantes para o seu público, conteúdos que criem engajamento! É partir do engajamento que as marcas conseguem converter o público das redes sociais em clientes reais. 

A internet estreitou a relação entre quem compra e quem vende. Antigamente para se falar com alguma empresa, as pessoas precisavam enviar cartas. Hoje é tudo mais rápido e prático. É possível falar com as marcas por e-mail, comentários em blogs, e, principalmente, pelas redes sociais.  

Com essa aproximação de relacionamento, as pessoas se tornaram mais curiosas para saber mais sobre a marca, sobre processos de produção, pessoas por trás do negócio, por exemplo. Tudo isso, são conteúdos interessantes para seu público. Dessa forma, é preciso saber contar a história da sua marca.  

Essa história pode ser contada por meio de fotos, vídeos, textos… É a estratégia da marca que vai definir como será contada. É importante sempre ter em mente o objetivo daquele conteúdo, para realmente obter os resultados desejados.

Um alerta! É preciso ter responsabilidade sobre o conteúdo que a marca divulga. Como a comunicação ficou mais rápida, também ficou mais rápido receber críticas. Então, evite falar de assuntos que você não domina pra não errar com seu público. 

Como produzir conteúdo mesmo tendo um pequeno negócio

Sabemos que os pequenos negócios não têm muita mão de obra. Não é incomum vermos muitas “eupresas” por aí, os negócios em que a pessoa proprietária é a única que trabalha lá. Dessa forma, fica difícil encontrar tempo para criar conteúdo de qualidade para sua marca. Afinal essa única pessoa é responsável por todas as atividades do empreendimento. 

É difícil, porém é necessário. Uma dica interessante é criar um calendário de conteúdo para a marca estar sempre relevante. O objetivo é deixar o nome da sua empresa sempre na ponta da língua do público, por isso postar regularmente é importante. Isso ajuda também para que o algoritmo entenda que a sua marca é interessante para o público, exibindo cada vez mais o seu conteúdo para mais pessoas.

Criar um calendário de conteúdo também te ajuda a planejar melhor o tempo que você vai precisar para as redes sociais! 

Sim, acompanhar os algoritmos é extremamente importante, já que mudam constantemente. Não é à toa que as grandes marcas têm equipes enormes responsáveis pela Comunicação e Marketing. Tudo isso porque sabem da importância da sua presença no meio digital. 

Se é importante para as grandes empresas, é essencial para os pequenos negócios! 

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