Superar o abismo digital e lançar jovens ao futuro! 

A formação digital é fundamental para a educação nos dias de hoje. Esse tipo de letramento é sobre o uso de tecnologias digitais para otimizar o aprendizado, além de preparar estudantes para atuarem de forma mais crítica no mundo online. Porém, temos um grande desafio: existe um grande abismo digital no Brasil. O acesso à internet no país é desigual, e mesmo que a tecnologia tenha avançado significativamente nas últimas décadas, ainda enfrentamos desafios para garantir que todo mundo tenha os mesmos acessos às ferramentas digitais. 

A PWC e o Instituto Locomotiva, fizeram uma pesquisa que aponta que apenas 20% da população brasileira possui acesso de qualidade à internet, ou seja, a maioria dos residentes no Brasil ainda não desfrutam dos benefícios da era digital, além disso, a pesquisa mostra que 21% jovens matriculados em escolas públicas não estão na rede, isso representa mais de 8 milhões de estudantes sem conexão. Ainda tivemos dados de que 58% das pessoas que vivem no Brasil acessam a internet exclusivamente pelo celular, o que limita ainda mais o uso de recursos digitais para informação, aprendizado e serviços. 

 Então, vamos lá: o abismo digital impacta diretamente no mercado de trabalho, a falta de habilidades digitais diminui a possibilidade de conseguir um emprego, a produtividade e o desenvolvimento humano. Sabemos que infraestrutura é essencial para proporcionar uma educação de qualidade, e que conexão estável à internet e aos dispositivos modernos são requisitos básicos. Mas, não é todo mundo que tem acesso a esse recurso e para que essa caminhada seja mais justa, precisamos que todas as pessoas tenham os mesmos acessos e ferramentas.  

  Investir em qualificação digital é muito importante para superar esses obstáculos e garantir um futuro mais inclusivo para todas as pessoas. Precisamos preparar jovens para um mundo cada vez mais conectado e tecnológico.  

   A inclusão digital impulsiona a produtividade individual e coletiva, e ainda beneficia a economia como um todo. O acesso à informação, educação e serviços online são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social. Superar o abismo digital requer investimentos, infraestrutura e ações coordenadas para garantir que todo mundo tenha acesso democrático às oportunidades digitais. 

 A partir desse ideal que o FA.VELA pensou o Morrobótica: um projeto totalmente gratuito, que foi desenvolvido para jovens de 14 a 17 anos, de Minas Gerais. Uma jornada de formação muito completa para adolescentes, onde aprenderão a utilizar diversas tecnologias (analógicas e digitais) e a desenvolver habilidades empreendedoras e de liderança.  

Conectaremos as juventudes diretamente com o futuro por meio da tecnologia! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit
WhatsApp
Telegram
Imprimir