Tecnologia e Meio ambiente.

É real e oficial: mapeie a energia solar e a qualidade do ar pelo seu celular! 

PorTati Silva

Sou eu aqui de novo, a garota do (bom) tempo do FA.VELA, para te contar que a Google anunciou mais três novas APIs – Interfaces de Programação de Aplicação, que são um conjunto de ferramentas, definições e protocolos que possibilitam a criação de aplicativos e softwares – para a plataforma Maps. Muitas das facilidades digitais que temos hoje são possíveis por causa de APIs, como por exemplo poder utilizar os mapas do Google em outros aplicativos, ou utilizar nossos dados de uma rede como o Facebook para nos cadastrarmos em outro site.  

As novas APIs desenvolvidas pela Google chegam para fortalecer a causa que eu mais luto e acredito: a socioambiental. Elas prometem auxiliar empresas privadas e públicas, organizações, universidades e demais iniciativas engajadas na criação de soluções sustentáveis com o mapeamento de informações sobre as condições climáticas, energia solar e contagem de pólen. 

Não é novidade para ninguém de que a tecnologia está cada vez mais presente em tudo em que podemos imaginar e obviamente, eu gosto mesmo é quando a sua aplicação é inteligente e útil para impulsionar uma vivência mais sustentável no nosso planeta.  

A Google respira tecnologia, domina diversos processos do nosso dia a dia, e vira e mexe lança atualizações ou desenvolve ferramentas com impacto socioambiental positivo. Por exemplo, pela plataforma Maps, é possível criar mapas com objetivos diferentes, como mapear árvores plantadas na cidade por exemplo, e para quem está circulando pela cidade, dá para seguir boas rotas de bicicleta ou caminhada, que além de saudáveis, reduzem bem a geração de carbono na atmosfera. 

Explorando positivamente inteligência artificial, imagens aéreas e dados ambientais, a empresa aponta que os novos APIs devem acelerar os esforços de descarbonização, por organizarem dados úteis para a redução da pegada de carbono, conforme noticiado pelo Green Biz. Resumindo aqui, estará on o seguinte conjunto de ferramentas e rotinas:  

 – API Solar para disponibilizar dados detalhados sobre telhados de mais de 320 milhões de edifícios no mundo todo, o que ajuda a estimar melhor o potencial da energia solar e a economia de custos e carbono possível com essa transição energética. 

API de Qualidade do Ar, que oferecerá insights a desenvolvedores sobre mais de 100 países no mundo. Por meio dela é possível visualizar a poluição do ar com mapas de calor, reunindo dados de estações de monitoramento governamentais, meteorologistas, sensores e satélites, que fornecem um índice local e universal de qualidade do ar. 

API Pólen do Google Maps fornecerá atualizações diárias de contagem de pólen, mapeamento de calor e previsões de cinco dias para pólens que podem causar hipersensibilidade e alergias. Com o uso de machine learning (aprendizado de máquina) – um sistema que pode modificar seu comportamento autonomamente tendo como base a sua própria experiência – a ferramenta irá determinar onde estão localizadas plantas produtoras de pólens específicos e combiná-las com dados sobre padrões de vento locais para calcular a quantidade diária de pólen no ar e prever como eles se espalharão. 

Esses APIs poderão ser associados a diferentes softwares para auxiliar pessoas e organizações a fazerem escolhas mais sustentáveis. Saber quais edifícios e casas possuem grande potencial para utilização de energia solar, por exemplo, pode ser muito útil para quem desenvolve projetos de engenharia e arquitetura. Para pessoas que trabalham com turismo, saber quais lugares tem maior potencial de gerar alergias é uma informação muito importante.  

É um pouco mais “desafiador” revolucionar todo o modelo econômico vigente, que inviabiliza boa parte dos modelos de negócios que são de fato sustentáveis para as pessoas, o meio ambiente e as empresas. Então, é sempre bom ver novidades como essa, que dedicam esforços para a produção de conhecimento e facilitam práticas que agregam valor ao enfretamento das mudanças climáticas – como uma boa mineira, o “trem” que coloca em risco toda a nossa existência! 

Vocês conhecem ferramentas e aplicativos que possibilitam uma melhor relação entre a gente e o meio ambiente? Divide com a gente e espalha pra todo mundo! Toda ação é essencial para garantir que a gente consiga criar futuros ambientalmente possíveis.  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir

Tati Silva