A quem pertence o Futuro?

PorFA.VELA

O futuro é construído no presente. Se hoje o presente ainda é incerto para a população negra do nosso país, o que dirá o futuro? Educação, trabalho, segurança, saúde, lazer e a vida são direitos básicos que ainda, nos dias atuais, são negados a essa parcela populacional. Então, se nada efetivo for feito, consequentemente, o futuro dessas pessoas também pode ser negado.  

O racismo provoca abismos sociais, econômicos e ambientais. O seu aspecto estrutural não é à toa. Como estrutura, ele garante que uma parcela da população seja privilegiada em detrimento de outras, além de fundamentar e organizar a maneira de como a nossa sociedade funciona.  

Garantir que haja equidade racial é urgente. Não apenas para assegurar futuros possíveis e prósperos para pessoas negras, mas também para o desenvolvimento de toda a sociedade. A equidade racial garante que todas as pessoas tenham condições e oportunidades justas para se desenvolverem, independentemente do grupo étnico-racial que elas pertencem. Defender e promover a equidade racial é ter uma atitude antirracista.  

Estima-se que somente daqui a 167 anos haverá igualdade racial no mercado de trabalho. Por isso, o FA,VELA escolheu não esperar. Desde a criação da nossa organização, nossa equipe é formada majoritariamente por pessoas negras e LGBTQIAPN+, principalmente mulheres, em cargos estratégicos. Privilegiamos essas contratações a cada processo seletivo. O nosso objetivo é contribuir cada vez mais na capacitação e profissionalização dessas pessoas.   

Além disso, a maioria das pessoas impactadas pelas nossas ações e projetos são autodeclaradas negras ou pretas. Promovemos educação empreendedora, tecnológica e inclusiva para elas, e potencializamos o crescimento de seus empreendimentos. Empreender no Brasil para pessoas negras é um ato de sobrevivência, uma vez que o mercado de trabalho é extremamente excludente e desigual.  

Nossa atuação busca, todos os dias, romper com o caráter estruturante do racismo. Pois, só assim conseguiremos, enquanto sociedade, gerar futuros prósperos, plurais, sustentáveis e inclusivos para a atual geração de pessoas negras. Ao construir nesse presente, estamos também construindo outras possibilidades de futuros para as próximas gerações.  

Acreditamos em futuros como são os Quilombo. E esses pertencem a todas as pessoas. Um espaço de resistência, mas também de fraternidade, solidariedade, convivência, comunhão, liberdade e igualdade. E para que ele se faça presente em um futuro próximo, precisamos de um grande movimento feito por pessoas antirracistas. Por isso, convidamos você a se juntar a nós nessa construção.   

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir

FA.VELA