O rolou em 2023 no FA.VELA 

PorFA.VELA

Fim de ano chegou e trouxe com ele o momento de olhar para trás e relembrar tudo o que fizemos neste ano. 2023 foi um ano intenso, com muitos projetos rolando em diferentes estados do Brasil. O segundo semestre também foi marcado pelos planos para o ano seguinte. Tudo isso, claro, sem perder o foco no nosso propósito. Uma coisa é certa: 2023 foi ano de muita ralação no FA.VELA. Ano que vem promete muito mais! 

Em 2023 navegamos mais um pouco em direção ao nosso destino tão sonhado: um futuro mais justo e sustentável. Para isso, foi preciso muita ralação de uma equipe comprometida com a nossa missão. Então, bora aproveitar este momento de nostalgia e relembrar tudo o que aconteceu em 2023 no FA.VELA! 

Projetos 

Neste ano realizamos 7 projetos. Enquanto alguns são novidade, outros são edições de projetos que quem nos acompanha já conhece. 

. Cê Tá On 
. Perifa 60+ 
. Morrobótica 
. Conexões Periféricas 
. Transbordamento 
. Corre Criativo 
. Aceleradas 

O Cê Tá On começou no fim do ano passado e foi até julho de 2023. Este projeto contou com três eixos promovendo a inclusão digital e habilidades empreendedoras de diferentes públicos: Capacitação Profissional, Jornadas Formativas e Educação Social.  

O Perifa 60+ é nosso projeto para o público de 60 anos ou mais! O projeto que promove a inclusão digital das pessoas idosas, traz a independência para este grupo, além de trabalhar a autoestima e senso de pertencimento. A primeira edição foi um verdadeiro sucesso, tanto que a segunda edição já vai começar no início de 2024! 

Aconteceu neste ano a segunda edição do Morrobótica. Nesta edição nossa turma de jovens cientistas trabalharam com o tema segurança alimentar, desenvolvendo como trabalho final do projeto um dispositivo eletrônico para auxiliar o cultivo de hortas urbanas. Além disso, nossa turminha, que tem entre 14 e 17 anos, participou do nosso primeiro campeonato de E-sports, tendo contato com a tecnologia de uma forma divertida e conhecendo a tecnologia sob uma nova perspectiva.  

O Conexões Periféricas é nosso projeto que acontece em Recife. Neste projeto, promovemos uma jornada formativa de programação web para jovens pertencentes a grupos historicamente vulnerabilizados, além de desenvolver suas habilidades criativas. O intuito é aumentar as chances das pessoas participantes de ingressar no mercado de trabalho.  

O Transbordamento, por sua vez, é um projeto que tem como público outras organizações do terceiro setor. Neste ano a organização participante foi o Origem Instituto. As representantes dessa organização, que atua em Ribeirão das Neves, nos acompanharam, conhecendo de perto todos os setores do FA.VELA. Dessa forma, trocamos experiências e conhecimentos, fortalecemos o corre desta organização, além de fortalecer o corre o terceiro setor de forma geral. 

Por falar em corre, é claro que 2023 também foi ano de Corre Criativo. Na verdade, finalizamos o Corre da Alimentação e iniciamos as Aceleradas, projeto seguinte com as pessoas destaques do Corre. Neste ano tivemos uma novidade durante a fase de aceleração: o último ciclo de mentorias foi com pessoas voluntárias da Julius Baer, nossa parceria internacional. A troca de experiência foi incrível! 

O que tudo isso tem em comum?

Sabemos que são muitos projetos, diferentes públicos, mas todos tem um propósito em comum: promover um futuro mais justo e ambientalmente possível.  

Para isso, seguimos duas ODS (Objetivo de desenvolvimento sustentável), desenvolvido pela ONU:  
. Objetivo 4: Educação de qualidade 
. Objetivo 10: Redução das desigualdades 

Tendo elas sempre como metas nos ajudam a não desviar do nosso caminho e seguir em nossa jornada. Promovemos uma educação de qualidade e buscamos reduzir as desigualdades em cada um de nossos projetos. Cada um do seu jeito, adaptando ao público que o projeto busca atingir. No Perifa 60+, por exemplo, oferecemos educação sobre tecnologias básicas, que pessoas de 60 anos ou mais foram excluídas, enquanto o Morrobótica já oferece uma educação mais aprofundada sobre desenvolvimento de tecnologias. 

Para alcançar esses objetivos, além dos projetos, desenvolvemos diversos conteúdos em nosso blog, além de e-books disponíveis gratuitamente sobre diferentes temáticas. Neste ano, por exemplo, desenvolvemos um E-book sobre 5 ações para fortalecer o corre de organizações de impacto e outro sobre Racismo Digital, um tema super atual. 

Não podemos esquecer do nosso podcast que publicou neste ano, além do episódio especial sobre o Capacitação Profissional, uma série de episódios com a participação das pessoas empreendedoras do Corre Criativo de 2022. Promovemos o contato das pessoas empreendedoras com profissionais destaques da área em que empreende. São 4 episódios no total, com conteúdo incrível! 

Planos futuros 

Com todo esse corre, no ano de 2023, impactamos 6.185 pessoas diretamente por meio dos nossos projetos. Queremos que este número cresça cada vez mais. 

Em 2023, o FA.VELA completou 9 anos de atuação. A expectativa já está grande para o próximo ano, quando vamos completar uma década de existência. É uma grande conquista! 

Por isso, o segundo semestre foi marcado pelo planejamento de tudo que desejamos para o próximo ano. Queremos que 2024 seja um ano de muitas mais conquistas e de aproximação. Para isso, se você compartilhar dos nossos sonhos, junte-se a nossa vela. Em conjunto, vamos conseguir reduzir as desigualdades em busca de um futuro mais justo. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir

FA.VELA