Entendendo e Planejando seu corre  

Qual a importância de estruturar a gestão de um negócio! 

Já parou para pensar sobre os pontos fortes e fracos do seu empreendimento? Se não, está na hora de refletir sobre como você direciona sua marca. 

Um dos maiores motivos do encerramento de novos negócios se deve à falta de planejamento estratégico.  1 em cada 4 empresas fecham as portas em 2 anos. 55% não elaboraram um plano do negócio, em média 30% não buscaram saber aspectos legais, estudaram fornecedores ou entenderam os investimentos que seriam necessários. 

Estes dados mostram que as principais causas de “morte” das empresas são a falta de um Planejamento Prévio, de um pensar em gestão e a não prática de um comportamento empreendedor. Por isso, antes de querer que o empreendimento dê certo, é importante olhar nosso negócio e entender como será essa navegação. 

Dois passos que vão te ajudar no início da Gestão do seu negócio:  

1º passo: planeje o “que” será alvo de diagnóstico e gestão. Cada área do seu empreendimento exige um esforço de planejamento estratégico e gestão: comunicação e redes sociais, finanças, pessoas, fornecedores, compras.

Se liga nesse conteúdo aqui sobre o canvas e também nessa aula de modelagem de negócios. Eles vão te ajudar com isso.

2º passo: estabeleça metas e objetivos – podem ser diárias, semanais, mensais, trimestrais, eventuais ou sob demanda – avalie o que vai funcionar melhor para o perfil do seu negócio.  


Você pode criar um Plano de Ação para te orientar e facilitar a orientação da sua equipe na execução de tudo o que for planejado.  


As principais causas de “morte” das empresas são a falta de um planejamento prévio, de um pensar em gestão e a não prática de um comportamento empreendedor 

Após identificar e fazer uma análise profunda e estratégica do seu momento organizacional, é preciso garantir que as ações planejadas sejam executadas e monitorar o desempenho.  

Uma prática que pode contribuir muito para a gestão do negócio, é adotar a rotina do ciclo PDCA, sigla em Inglês para Plan–Do–Check–Actou Adjust que nada mais é do que: PLANEJAR – FAZER -VERIFICAR – AGIR .

Então, uma vez finalizadas as ações planejadas, é o momento de refletir se tudo correu como previsto: 

Surgiu algum problema ou desafio? Qual (ou quais?) 

Identifique os erros, falhas ou imprevistos para traçar estratégias de correção e melhoria do desempenho, para que os erros não se repitam.  

O processo foi eficiente e é eficaz?  
Essas duas palavrinhas confundem por estarem conectadas!  

A eficiência está ligada à avaliação da gestão como um todo, se os recursos mobilizados e o tempo investido desembolaram da melhor forma possível, com economia, dentro do prazo previsto, etc. 

Já a eficiência está ligada à avaliação se você conseguiu alcançar o(s) resultado(s)previstos com a ação ou estratégia planejada. Na hora de ajustar o Plano de Ação, não tenha medo de reconhecer o que deu errado e busque sempre a criatividade e inovação para solucionar os problemas e remover as pedras no caminho. 

Curtiu o conteúdo? Então temos uma novidade para você! 

Lançamos a versão beta do Chamaí, o WhatsApp do Escola, nossa plataforma de formação empreendedora contínua, você vai encontrar ferramentas que irão ajudá-lo nesse processo. Nele, oferecemos formação empreendedora na palma da mão e de onde você estiver.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir