Estão abertas as inscrições para o Corre Criativo da Alimentação

Com 35 vagas, bolsas de R$600 e abrangência nacional, as inscrições vão de 20 de julho a 08 de agosto. No final da jornada 15 participantes ainda serão premiados.  

O Corre Criativo abre edital para aceleração de empreendimentos do ramo alimentício. Em sua 6º edição, o programa de modelagem e aceleração de negócios do Fundo de Aceleração para o Desenvolvimento Vela – FA.VELA capacita, mentora e empodera jovens lideranças à criação e gestão de empreendimentos de impacto.  

Serão 3 meses de jornada, sendo a primeira fase de 08 de setembro a 06 de dezembro de 2022. Na primeira etapa, a de letramento empreendedor, serão selecionadas 35 pessoas (20 de Belo Horizonte e Região Metropolitana e 15 de todo o Brasil), e para todas elas será oferecido acompanhamento psicológico pelo período de duração da jornada com objetivo de apoiar a participação nas atividades. Em complemento, dentre essas pessoas, 20 delas serão contempladas com bolsa no valor total bruto de R$600 (seiscentos reais) por mês, durante 03 (três) meses, e o critério de seleção para o recebimento do auxílio será a análise socioeconômica. 

O Corre da Alimentação oferecerá mentorias, oficinas, aulas e diversas outras atividades para empoderar jovens a desenvolver e consolidar os seus empreendimentos. Olha só alguns dos conteúdos que serão abordados: 

  • Transformação Digital e Futuro na Alimentação 
  • Comportamento e Letramento Empreendedor 
  • Gestão de Negócios de Impacto 
  • Noções Financeiras e Jurídicas 
  • Comunicação e Marketing 
  • Práticas seguras e eficientes para o preparo, manuseio e apresentação de alimentos 

Na segunda fase, que acontecerá em 2023, as 05 iniciativas que se destacarem na jornada terão a possibilidade de impulsionar ainda mais o corre com acesso a recursos diversos, desde um capital semente, até consultorias personalizadas, estruturada como uma jornada de mentorias complementares, a ser realizada nos 3 meses após a conclusão do Corre Criativo, configurando uma de aceleração de fato. 

As lideranças que estão à frente dos negócios devem ter entre 18 e 35 anos de idade, ser residente no Brasil, ter acesso à internet e a dispositivo eletrônico para participar das atividades online, ter familiaridade ou interesse na temática de alimentação, gastronomia, culinária e processos inovadores, tendências atuais do ramo alimentício – entre outras áreas, disponibilidade de participar das formações no turno noturno, já ter uma ideia ou estar liderando um negócio no ramo alimentício e possuir um e-mail para receber e assinar contrato com o FA.VELA.  

A seleção das inscrições conta com análise inicial do formulário de inscrição e entrevistas com as pessoas pré-selecionadas. Todas as etapas do processo seletivo consideram os seguintes critérios:  

  • Viabilidade de desenvolvimento da iniciativa;  
  • Potencial de impacto positivo gerado;  
  • Enquadramento da proposta à temática do Corre da Alimentação (Negócios de alimentação, gastronomia, culinária e processos inovadores, tendências atuais do ramo alimentício – entre outras áreas)

As pessoas pré-selecionadas serão convocadas para participar de uma entrevista com a equipe do FA.VELA, em que apresentarão sua iniciativa e mostrarão um pouco de sua trajetória. Serão priorizadas propostas inscritas por pessoas autodeclaradas negras, mulheres, moradores de territórios vulnerabilizados, como favelas e periferias, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência. 

Dúvidas? Clique e acesse nossa página de perguntas frequentes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir