Uma Educação Inclusiva é possível!

A educação é um fator transformador de realidades. Através do conhecimento é possível ocupar lugares nunca antes pensados, além de proporcionar o desenvolvimento econômico e social das pessoas e dos espaços. Esse conhecimento pode ser adquirido por diversos meios como nas escolas, na convivência em sociedade, na internet. Mas nosso atual sistema nos oferece uma educação inclusiva?

O acesso às escolas e a educação nem sempre é fácil, principalmente nas realidades periféricas do país. O Brasil possui 11,3 milhões de pessoas acima dos 15 anos que são analfabetas, ou seja, não sabem ler ou escrever, conforme pesquisa do IBGE divulgada em 2019. O analfabestismo faz parte do sistema de exclusão social que dificulta a inclusão tecnológica, participação nas decisões políticas e na resolução de problemas das atividades cotidianas. Essa situação afeta as projeções para o futuro, as perspectivas de mudança, a participação social e o desenvolvimento econômico das pessoas.

O ensino vem como um dos pilares para redução da vulnerabilidade social, formando indivíduos críticos e conscientes, estimulando o seu desenvolvimento cognitivo e socioeconômico. Na escola adquirimos desde os conhecimentos básicos até aqueles que vão nos preparar para exercer uma profissão.  

Analisando a interseção entre os campos social, político, econômico, cultural, nota-se que nas classes baixas, a inconsistência educacional e o anafalbetismo estão presentes, o que torna o conhecimento uma fonte potencial de mudança, visto que através do estudo são ampliadas as oportunidades e os campos de atuação daqueles que se encontram em uma situação socialmente desfavorável. A educação inclusiva abre portas e mostra os meios para alcançar os objetivos e acrescentar novas experiências, além de mostrar que é possível ressignificar ações e projetos.

A sociedade valoriza o conhecimento que você possui e como você o utiliza na sua vida, mas sabe-se que escolas de qualidade, cursos técnicos, faculdades, entre outros ambientes de ensino nem sempre são acessíveis para uma parcela da população, devido a falta de oportunidades e a baixa condição financeira. Por isso é necessária a ampliação dos espaços de ensino contínuo, que consideram as experiências de vida do indivíduo e servem para agregar novas informações de várias vertentes temáticas.

O conceito de aprendizado ao longo da vida proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) complementa essa perspectiva do desenvolvimento do conhecimento com base nas vivências e percepções da realidade ao entorno. A aprendizagem ao longo da vida  ressalta que é importante integrar todos os temas na preparação de jovens e adultos para os desafios do mundo. Esse aprendizado é um processo dinâmico e interativo, que visa conscientizar e compreender as desigualdades e os problemas de desenvolvimento, para que seja possível promover o acesso aos direitos e o cumprimento dos deveres.

Estar preparado para os desafios contemporâneos consiste em saber lidar com as adversidades e se adaptar às situações, tendo isso em vista é necessário ter uma ocupação e produzir capital financeiro para manter as condições básicas e viver com dignidade. Nas favelas e periferias devido a necessidade e a falta de oportunidades de emprego muitos se tornam empreendedores e colocam em prática estratégias comerciais aprendidas no dia a dia, a partir do exemplo de outras pessoas que desenvolvem o mesmo tipo de ofício. Esse trabalho é realizado mediante a reprodução de um modelo proposto anteriormente.

É observado que essas profissões são realizadas mesmo sem que as pessoas possuam o conhecimento teórico de empreendedorismo, gestão e marketing adquiridos por meio de cursos ou faculdades. A capacitação vai possibilitar que esses empreendimentos que seguem um padrão, possam se transformar e ser um diferencial dentro daquele ramo de atuação, proporcionando a ampliação e desenvolvimento dos negócios.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir