Impacto Sistêmico e a população negra

Sabemos que contexto histórico brasileiro a população negra está em desvantagem desde a época da escravidão que foi finalizada a mais de 130 anos (mas que deixou resquícios na vida dos negros que vivem no Brasil até hoje). Mesmo após o seu fim os negros não possuíam uma estrutura social, econômica e política para seguir sua vida com dignidade e condições básicas, o que resultou em prejuízos no acesso à educação e ao mercado de trabalho.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ethos em 2016, entre as 500 empresas brasileiras analisadas, apenas 6,3% dos funcionários dessas organizações são negros e ocupam cargos de gerência. Entre os cargos executivos apenas 4,6% são negros.

Esses dados alertam para a disparidade de participação dos negros nas empresas, destacando a falta de representatividade e de participação dos diversos públicos. Ainda hoje, algumas organizações mantêm um padrão em que alguns grupos sociais permanecem subjugados. Por isso é preciso desenvolver estratégias para combater a discriminação, promovendo espaços mais inclusivos com inserção no mercado de trabalho e  oportunidade de fala para os negros sobre suas experiências profissionais.

Sabemos que os espaços de fala que os negros encontram na sociedade são em grande parte referentes a questões raciais. Esse é outro ponto que deve ser analisado, pois existem profissionais negros de diversas áreas, aptos a falar sobre sua profissão, conquistas e conhecimentos, saindo da perspectiva do negro como pessoa que só sabe e pode falar sobre racismo e discriminação.

Ao fazer apenas uma palestra na semana da consciência negra em novembro para um grupo de funcionários em sua maioria ou totalidade brancos, demonstra que a empresa seguiu meramente o calendário como uma obrigatoriedade. Se essas empresas estivessem realmente preocupadas com a situação dos negros no país seriam tomadas medidas para incorporar essa parte da população entre os seus funcionários.

É válido lembrar que a discussão sobre desigualdades sociais, discriminação racial, acesso a educação, mercado de trabalho e sobre a estrutura racista que os negros brasileiros estão inseridos deve acontecer frequentemente, em busca de mudanças significativas para a população negra que é historicamente prejudicada e tem direito às mesmas oportunidades que os outros grupos sociais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir