Dia da mulher: um dia de mais reflexão do que de celebração

PorTati Silva e Débora Silva

Mais um 08 de março chegou. O Dia da Mulher de 2024, infelizmente, não nos apresenta muitos motivos para celebrar. A taxa de desemprego entre as mulheres está alta. Se analisarmos o recorte de desemprego entre as mulheres negras, o número aumenta ainda mais! O Dia da Mulher aponta que os espaços de trabalho seguem reproduzindo a desigualdade racial. 

Apesar dos índices de crescimento econômico positivos do país, a taxa de desemprego da população brasileira ainda é uma grande preocupação. A preocupação aumenta se analisarmos os índices de desemprego das mulheres. Quando fazemos o recorte de mulheres negras, a preocupação se torna ainda mais intensa. Isso porque as mulheres negras são duplamente oprimidas por conta das desigualdades de raça e de gênero em seu perfil social. 

Analisando as taxas de desemprego de 2023 divulgadas pelo IBGE, a média nacional de taxa de desocupação é de 7,4%. Fazendo o recorte por raça, a taxa de desemprego de pessoas pretas sobe para 8,9% e de pessoas pardas para 8,5% (para título de comparação, a taxa de desemprego entre pessoas brancas é de 5,9%). Ao realizar o recorte de raça e gênero, o índice de desemprego entre mulheres negras chega a 9,2%

Segundo a pesquisa da startup Se Candidate, Mulher: 41,95% das mulheres pretas estão desempregadas, superando a média de 39,35% de profissionais mulheres fora do mercado de trabalho. A vivência das mulheres no mercado de trabalho é atravessada por diversas questões, como: múltiplas jornadas de trabalho, maternidade, desigualdade salarial e assédio. Fazendo com que a maioria das mulheres ocupadas esteja insatisfeita com seu trabalho. 

De acordo com a pesquisa do segundo trimestre de 2023 da PnadC-IBGE, a discriminação já se inicia no momento de inserção das pessoas negras no mercado de trabalho. Mesmo sendo a maioria da população com idade hábil para o trabalho, mais da metade da população negra está desempregada. Além disso, apenas uma entre 48 pessoas negras que trabalham, ocupam cargos de gerência. A população negra ocupada também ganha menos em qualquer função. É o maior grupo em trabalhos informais. Sem falar que, no grupo de mulheres que trabalham, uma a cada 6 exercem a função de empregada doméstica. 

O cenário profissional das mulheres negras se torna ainda mais complexo quando pensamos que muitas delas, são as únicas mulheres negras dentro da empresa e por vezes são isoladas. Dessa forma, elas têm dificuldade de construir seu networking, mesmo que pequena. Sabemos que ainda na atualidade, uma indicação pode ser essencial para conseguir ou não uma oportunidade de entrevista. 

Síndrome de impostora 

A Síndrome da impostora é quando uma pessoa duvida do seu próprio talento profissional, se sente como fraude mesmo atingindo o sucesso. Apesar dessa síndrome não ser exclusiva de mulheres, ela afeta em sua grande maioria o grupo feminino, já que as mulheres são muito mais cobradas que os homens dentro do ambiente de trabalho. Por isso, defendem que o nome da síndrome esteja no feminino.  

Histórico de assédio moral em empresas passadas acentuam a síndrome, já que mesmo com projetos bem-sucedidos, não se sentem à vontade para colocar no currículo, devido as duras críticas recebidas de seus gestores. 

A síndrome faz com que as mulheres não saibam “se vender” em entrevistas de emprego, por exemplo. Têm dificuldade para reconhecer seus pontos fortes, mesmo com feedbacks positivos. Muitas vezes sentem que só serão boas, se forem melhores em tudo que façam. 

Todos esses dados evidenciam que, mesmo que mais pessoas estejam debatendo sobre o assunto desigualdade no mercado de trabalho, ainda há um longo caminho para percorrer com o intuito de alcançarmos um cenário mais justo e de fato mais inclusivo. 

O Dia da Mulher 

A data 08 de março, é marcada pela celebração do Dia Internacional da Mulher, que foi oficializada pela ONU em 1975. O dia tem como objetivo celebrar as inúmeras conquistas das mulheres ao longo dos anos, mas também serve de alerta para os vários problemas que elas ainda enfrentam na sociedade.  

A escolha do dia 08 de março para a celebração do Dia Internacional da Mulher, se deu devido ao protesto realizado no dia 08 de março de 1917, na Rússia, com mais de 90 mil mulheres, em busca de melhores condições de trabalho e vida. 

Ou seja, desde sempre a data é um dia de luta das mulheres. Apesar de ser muito comum, encontrar pessoas distribuindo flores e bombons para mulheres neste dia. 

ONU  

Além de oficializar o Dia Internacional da Mulher, a ONU tem como um dos seus objetivos de desenvolvimento sustentável, alcançar a igualdade de gênero, empoderando todas as mulheres e meninas. Evidenciando como a desigualdade de gênero afeta o desenvolvimento mundial. Dentro deste objetivo, estão as seguintes metas da ONU para até 2030: 

1 Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte do mundo. 

2 Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos. 

3 Eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros, forçados e de crianças e mutilações genitais femininas. 

4 Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais. 

5 Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública. 

6 Assegurar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, e os direitos reprodutivos, como acordado em conformidade com o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento com a Plataforma de Ação de Pequim e os documentos resultantes de suas conferências de revisão. 

a Realizar reformas para dar às mulheres direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, serviços financeiros, herança e os recursos naturais, de acordo com as leis nacionais. 

b Aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres. 

c Adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis. 

Convidamos você para refletir sobre o tema e pensar como você pode ajudar a mudar o cenário atual das mulheres na sociedade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir

Tati Silva e Débora Silva