Empreender por necessidade ou por oportunidade.

Existem dois tipos de corre: o por oportunidade e o por necessidade. Qual é o seu? 

É possível dividir os negócios em dois grupos: os empreendimentos por oportunidade e os por necessidade. Você sabe qual é a diferença? Antes, é importante ter em mente que não há jeito certo ou errado para empreender. Também não há fórmula para o sucesso. Bora entender um pouco mais sobre os tipos de negócios.

Sem enrolação: empreendedorismo por necessidade é quando uma pessoa, por falta de oportunidade no mercado de trabalho, empreende como forma de sobrevivência. Ou seja, quando uma pessoa não encontra um trabalho formal, então, para ter uma fonte de renda, cria um pequeno negócio. 

 O empreendedorismo por oportunidade, por sua vez, é quando uma pessoa percebe uma brecha no mercado e decide empreender para aproveitar essa chance. Essa pessoa, muitas vezes, tem outras fontes de renda, além de acesso a algum capital e conhecimentos de gestão de negócios. 

A grande diferença é que, enquanto a pessoa que empreende por oportunidade tenta uma chance para ganhar mais que ganharia em um emprego formal, a pessoa que empreende por necessidade busca conseguir pelo menos o suficiente para a sua subsistência e da sua família. Lembre-se: isso não significa que um negócio criado por necessidade não cresça e fature muito! 

Como não há fórmula mágica para o sucesso, é possível que pequenos negócios, criados por necessidade, se transformem em grandes empresas. Da mesma forma que empreendimentos desenvolvidos por oportunidade, podem não vingar e encerrar as suas atividades em pouco tempo. 

A questão é que como as pessoas que empreendem por oportunidade se preparam para a abertura do negócio, as chances para dar errado são menores comparado aos empreendimentos por necessidade, que na maioria das vezes são abertos sem nenhum preparo ou conhecimento prévio sobre negócios. 

Pessoas que empreendem por necessidade 

Momentos de crise são épocas em que muitas pessoas recorrem ao empreendedorismo por necessidade como forma de sobrevivência. Pessoas que perdem o emprego, imigrantes e mães que não conseguem retornar ao mercado de trabalho, são alguns exemplos de pessoas que fazem parte desse grupo.  

Em muitos casos, estas pessoas começam a vender o que sabem fazer, como bolos, doces e marmitas. A possibilidade de se formalizar por meio do MEI e aplicativos de venda facilitaram o desenvolvimento esse tipo de negócio. A falta de conhecimento em gestão de negócios, entretanto, pode prejudicar a sobrevida desse trabalho. 

Temas sobre empreendedorismo não são ensinados nas escolas brasileiras, apesar de grande parte da população do país acabar empreendendo em algum momento da vida. Para se ter um negócio de bolos, por exemplo, não basta apenas saber fazer bolos deliciosos.  É preciso saber precificar, divulgar, fazer a gestão do dinheiro e muito mais!  

O problema é que parte das pessoas que empreendem por necessidade não se reconhecem como empreendedores ou empreendedoras. Afinal, seu negócio foi criado na pressão de pagar uma conta, sem muita pretensão. Então, por não se identificar com este papel, acabam não entendendo que precisam desta formação para ter maior sucesso. 

Claro que a falta de acesso a um capital para investir também é um fator importante que afeta o crescimento dos pequenos negócios gerados por necessidade. Ter capital para contratar pessoas e empresas colaboradoras e investir em marketing, por exemplo, faz toda a diferença. Em negócios pequenos é comum a pessoa que empreende ter que fazer tudo sem ajuda e acaba se sobrecarregando. 

O Corre Criativo 

Pensando nisso, o programa Corre Criativo, do FA.VELA, promove a formação de jovens que empreendem. São aulas, mentorias e oficinas ofertadas com o intuito de aprimorar o negócio das pessoas que empreendem por necessidade. É uma forma de garantir a renda deste grupo e, quem sabe, gerar oportunidades de novos trabalhos. 

 Em 2024, o Corre Criativo vai para sua sétima edição. Já foram seis edições de formação empreendedora de muito sucesso! Como todo ano o Corre tem um tema, essa edição não seria diferente. O tema de 2024 é Economia Criativa. Ou seja, negócios que tem atividade dentro desta economia podem participar! 

Além de todo o conhecimento ofertado, as pessoas participantes do projeto também recebem bolsa de 600,00, para poder focar no seu aprendizado. Quem se destacar na primeira fase, com duração de 3 meses, pode seguir para a segunda etapa, quando terá a oportunidade de impulsionar ainda mais o seu negócio. 

Vale ressaltar que podem participar pessoas entre 18 e 35 anos de idade. A edição de 2024 será limitada a negócios de Belo Horizonte e região metropolitana, já que vamos ter atividades em formato presencial e on-line.  

As pessoas que se inscreverem vão passar por uma seleção, para conferência de todos os requisitos de participação. Na seleção será considerado o perfil socioeconômico de cada pessoa. As vagas para o projeto são destinadas a pessoas pertencentes a grupos historicamente vulnerabilizadas, como: mulheres, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras. 

Se você se encaixa em todos os requisitos, não perca tempo e faça já a sua inscrição. 
O Corre Criativo é gratuito! 

As inscrições estarão abertas até o dia 21/02.  
Não deixe para a última hora! 

Essa é a chance para dar aquele empurrãozinho no seu negócio! 
Vem Correr com a gente! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Imprimir