A quem pertence o Futuro?

PorFA.VELA

O futuro é construído no presente. Se hoje o presente ainda é incerto para a população negra do nosso país, o que dirá o futuro? Educação, trabalho, segurança, saúde, lazer e a vida são direitos básicos que ainda, nos dias atuais, são negados a essa parcela populacional. Então, se nada efetivo for feito, consequentemente, o futuro dessas pessoas também pode ser negado.  

O racismo provoca abismos sociais, econômicos e ambientais. O seu aspecto estrutural não é à toa. Como estrutura, ele garante que uma parcela da população seja privilegiada em detrimento de outras, além de fundamentar e organizar a maneira de como a nossa sociedade funciona.  

Garantir que haja equidade racial é urgente. Não apenas para assegurar futuros possíveis e prósperos para pessoas negras, mas também para o desenvolvimento de toda a sociedade. A equidade racial garante que todas as pessoas tenham condições e oportunidades justas para se desenvolverem, independentemente do grupo étnico-racial que elas pertencem. Defender e promover a equidade racial é ter uma atitude antirracista.  

Estima-se que somente daqui a 167 anos haverá igualdade racial no mercado de trabalho. Por isso, o FA,VELA escolheu não esperar. Desde a criação da nossa organização, nossa equipe é formada majoritariamente por pessoas negras e LGBTQIAPN+, principalmente mulheres, em cargos estratégicos. Privilegiamos essas contratações a cada processo seletivo. O nosso objetivo é contribuir cada vez mais na capacitação e profissionalização dessas pessoas.   

Além disso, a maioria das pessoas impactadas pelas nossas ações e projetos são autodeclaradas negras ou pretas. Promovemos educação empreendedora, tecnológica e inclusiva para elas, e potencializamos o crescimento de seus empreendimentos. Empreender no Brasil para pessoas negras é um ato de sobrevivência, uma vez que o mercado de trabalho é extremamente excludente e desigual.  

Nossa atuação busca, todos os dias, romper com o caráter estruturante do racismo. Pois, só assim conseguiremos, enquanto sociedade, gerar futuros prósperos, plurais, sustentáveis e inclusivos para a atual geração de pessoas negras. Ao construir nesse presente, estamos também construindo outras possibilidades de futuros para as próximas gerações.  

Acreditamos em futuros como são os Quilombo. E esses pertencem a todas as pessoas. Um espaço de resistência, mas também de fraternidade, solidariedade, convivência, comunhão, liberdade e igualdade. E para que ele se faça presente em um futuro próximo, precisamos de um grande movimento feito por pessoas antirracistas. Por isso, convidamos você a se juntar a nós nessa construção.   

Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit
WhatsApp
Telegram
Imprimir

FA.VELA