Fonte: diariodocomercio.com.br
Ainda dá tempo de garantir a sua vaga no Morrobótica, curso de letramento tecnológico e empreendedor aqui do FA.VELA. As inscrições para o curso de letramento tecnológico e empreendedor foram prorrogadas até o dia 27 de maio.
O projeto contemplará 100 jovens de 14 a 17 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino e residentes nas regiões do Barreiro, Venda Nova e Centro-Sul de Belo Horizonte. As atividades são totalmente online e tem previsão de início em junho, com uma carga horária de 80 horas.
Para participar das aulas, todos os adolescentes receberão um kit, incluindo tablet e chip de acesso à internet. O cadastro dos interessados pode ser realizado neste formulário: https://bit.ly/morrobotica.
O objetivo do curso é preparar adolescentes para serem protagonistas da construção de futuros mais justos, inclusivos e sustentáveis, por meio do uso estratégico de tecnologias diversas, e a partir de um comportamento empreendedor que lidere a geração de impactos positivos.
O Morrobótica utilizará de princípios da cultura Maker para ensinar os jovens através da prática como trabalhar e pensar tecnologias de maneira simples e criativa, aliando este conhecimento a práticas de empreendedorismo. Serão priorizados adolescentes de grupos vulneráveis, como meninas, pessoas negras, indígenas, com deficiência e LGBTQIAP+ de baixa renda,
“É necessário não apenas ensinar a usar as tecnologias existentes, mas compreender que soluções podem vir de qualquer tipo de ferramenta. O Morrobótica trabalha mais do que o empreendedorismo ou o letramento tecnológico: desenvolve nos participantes uma nova forma de ver o mundo, e de buscar soluções acessíveis para problemas cotidianos, agindo de forma inovadora e protagonizando a construção de soluções que façam sentido em sua vivência” afirma João Souza, Head de Futuros da Futuros Inclusivos e Diretor de Novos Negócios e Parcerias do FA.VELA.
Na próxima terça-feira (24), será realizada uma oficina, em parceria com o Seu Vizinho, às 17h30, na sede do projeto (Rua Dr. Alípio Goulart, 911 – Marçola), para mostrar aos jovens o impacto do projeto.
Sobre o projeto
O Morrobótica é um projeto decorrente da parceria firmada entre o FA.VELA e a Futuros Inclusivos, plataforma de inovação social da organização, com financiamento da Prefeitura de Belo Horizonte através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA e apoio da Araújo, CNH Industrial, Engie, Facebook, IBM, Localiza, Mercado Livre, OTIS, Pottencial, RHI Magnesita, Somos Educação e Uber.