Qual a importância de estruturar a gestão de um negócio!
Já parou para pensar sobre os pontos fortes e fracos do seu empreendimento? Se não, está na hora de refletir sobre como você direciona sua marca.
Um dos maiores motivos do encerramento de novos negócios se deve à falta de planejamento estratégico. 1 em cada 4 empresas fecham as portas em 2 anos. 55% não elaboraram um plano do negócio, em média 30% não buscaram saber aspectos legais, estudaram fornecedores ou entenderam os investimentos que seriam necessários.
Estes dados mostram que as principais causas de “morte” das empresas são a falta de um Planejamento Prévio, de um pensar em gestão e a não prática de um comportamento empreendedor. Por isso, antes de querer que o empreendimento dê certo, é importante olhar nosso negócio e entender como será essa navegação.
Dois passos que vão te ajudar no início da Gestão do seu negócio:
1º passo: planeje o “que” será alvo de diagnóstico e gestão. Cada área do seu empreendimento exige um esforço de planejamento estratégico e gestão: comunicação e redes sociais, finanças, pessoas, fornecedores, compras.
2º passo: estabeleça metas e objetivos – podem ser diárias, semanais, mensais, trimestrais, eventuais ou sob demanda – avalie o que vai funcionar melhor para o perfil do seu negócio.
Você pode criar um Plano de Ação para te orientar e facilitar a orientação da sua equipe na execução de tudo o que for planejado.
As principais causas de “morte” das empresas são a falta de um planejamento prévio, de um pensar em gestão e a não prática de um comportamento empreendedor
Após identificar e fazer uma análise profunda e estratégica do seu momento organizacional, é preciso garantir que as ações planejadas sejam executadas e monitorar o desempenho.
Uma prática que pode contribuir muito para a gestão do negócio, é adotar a rotina do ciclo PDCA, sigla em Inglês para Plan–Do–Check–Actou Adjust que nada mais é do que: PLANEJAR – FAZER -VERIFICAR – AGIR .
Então, uma vez finalizadas as ações planejadas, é o momento de refletir se tudo correu como previsto:
Surgiu algum problema ou desafio? Qual (ou quais?)
Identifique os erros, falhas ou imprevistos para traçar estratégias de correção e melhoria do desempenho, para que os erros não se repitam.
O processo foi eficiente e é eficaz?
Essas duas palavrinhas confundem por estarem conectadas!
A eficiência está ligada à avaliação da gestão como um todo, se os recursos mobilizados e o tempo investido desembolaram da melhor forma possível, com economia, dentro do prazo previsto, etc.
Já a eficiência está ligada à avaliação se você conseguiu alcançar o(s) resultado(s)previstos com a ação ou estratégia planejada. Na hora de ajustar o Plano de Ação, não tenha medo de reconhecer o que deu errado e busque sempre a criatividade e inovação para solucionar os problemas e remover as pedras no caminho.
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