Engana-se quem pensa que o planejamento estratégico é apenas para as grandes empresas. Ele é essencial para os pequenos negócios. É com esse planejamento que as pessoas empreendedoras vão avaliar as forças e as fraquezas do seu negócio e traçar um plano de ação para o aprimoramento de seus empreendimentos. Bora conhecer algumas ferramentas para desenvolver o seu planejamento?
Quando uma pessoa decide abrir um negócio, ela pode se perguntar: “mas e agora?”. Para saber como agir para atingir seu objetivo, é preciso traçar um plano de ação, ou seja, um planejamento estratégico. O nome pode soar algo complicado, mas não é, além de ser muito importante para o crescimento de um pequeno negócio.
Para os pequenos negócios, principalmente para os MEIs, o planejamento estratégico tem papel fundamental para alinhar as expectativas entre a pessoa empreendedora e seu empreendimento. Dessa forma, cria-se um plano de ação para que o seu negócio consiga dar o retorno financeiro esperado e que você consiga ter o modelo de vida que você deseja.
Afinal, ter um negócio que não dá retorno financeiro para a pessoa empreendedora não faz sentido, não é mesmo? É preciso ter em mente quanto um negócio precisa faturar para que quem empreende consiga tirar o valor mínimo desejado de pró-labore (nome do “salário” das pessoas empreendedoras). Cria-se, assim, a meta de faturamento do negócio e um plano de ações para que ela seja atingida.
Quando é preciso fazer um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico pode ser feito de acordo com a necessidade do negócio. Claro que em algumas situações ele é mais necessário, como na abertura do negócio, momentos de transições (quando um MEI cresce e passa a se enquadrar como Pequena Empresa, por exemplo), e, principalmente, em momentos de crise.
É possível fazer também diferentes planos estratégicos, para curto, médio e longo prazo. Todos os planejamentos devem ser dinâmicos, sendo revisados e ajustados sempre que necessário, afinal o mercado está sempre mudando e é preciso que o planejamento estratégico acompanhe essas mudanças.
Na pandemia, por exemplo, quase todos os negócios precisaram fazer rapidamente um planejamento estratégico, já que se encontravam em um momento de mudança. Precisaram traçar um plano de ações para que o negócio se tornasse possível naquele novo cenário. Restaurantes precisaram se adequar para atender delivery, empresas tiveram que adotar o home office para os funcionários, até profissionais da saúde tiveram que fazer atendimentos online.
Não há uma fórmula certa para desenvolver um planejamento estratégico, o principal é definir o resultado desejado e criar um passo a passo para guiar a pessoa empreendedora até o objetivo dela.
A gente tem essa ideia de que o planejamento estratégico é feito principalmente ao abrir um negócio, já que neste momento a pessoa empreendedora desenvolve seu plano de negócio, que é o seu primeiro planejamento estratégico. Esse é somente o primeiro planejamento estratégico de um empreendimento, e é nesse momento que definimos a missão, visão e valores que a empresa vai seguir.
Por meio desses pontos é traçando, portanto, o objetivo do negócio e como se pretende alcançá-lo. O importante é que se defina metas, cronograma de ações, prazos e limites para aplicação do planejamento. Dessa forma, as ações de um negócio deixam de ser intuitivas se tornando mais estratégicas e objetivas.
Como desenvolver um planejamento estratégico?
Existem diversas ferramentas para ajudar no desenvolvimento de um planejamento estratégico, cada uma tem uma funcionalidade diferente. É preciso que a pessoa empreendedora avalie qual ferramenta faz mais sentido para ser usada, e isso depende do momento do seu negócio.
Importante: para o desenvolvimento do planejamento estratégico é preciso fazer uma avaliação atenta tanto dos negócios, quanto de seus produtos e serviços. Vão ser analisadas forças e fraquezas. Por isso, é preciso se desapegar, estar aberto a adaptações e realizar esta análise com muita honestidade.
Ferramentas
Como dito, são diversas ferramentas para ajudar no desenvolvimento de um planejamento estratégico. Aqui vamos citar as três, que são fáceis de usar e muito eficientes. É bom ressaltar que se a pessoa tiver dados concretos para fazer essas análises, o seu planejamento estratégico será muito mais eficaz, do que se for feito apenas com achismos. Mas não deixe de fazer!
Análise SWOT (FOFA)
SWOT é a sigla em inglês de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Traduzindo para português fica FOFA, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Só pelo nome já dá para entender um pouco o que essa análise faz. Ela analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. Ou seja, avalia as forças e fraquezas de dentro do negócio e as oportunidades e ameaças oferecidas pelo ambiente externo em que o negócio está inserido.
Dessa forma, pode-se traçar um plano estratégico para reduzir as fraquezas do negócio, aproveitando as oportunidades do mercado e evitando as ameaças. Por exemplo, usando o contexto da pandemia novamente, a quarentena era uma ameaça para os negócios, mas os aplicativos de delivery eram uma oportunidade para ingressar no mercado de entregas.
Matriz BCG
A Matriz BCG faz uma análise do desempenho de cada produto ou serviço do negócio. Por isso, ele é recomendado para negócios que não tem uma cartela muito grande de produtos. Nesta matriz são cruzadas as informações de participação do mercado e crescimento de cada produto ou serviço do negócio.
Para entender o que significa cada um desses termos, escute o episódio “Cadê a minha vaca leiteira? (Matriz BCG)” do nosso podcast Aquió.
Com o resultado desse cruzamento, é possível descobrir quais produtos são Vacas Leiteiras, Estrelas, Abacaxi e Interrogação. E assim, avaliar quais produtos ou serviços precisam de mais investimento, ou quais não fazem mais sentido em estar no catálogo do negócio, por exemplo.
Canvas
O Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou já existentes. É uma ferramenta muito visual, tornando sua utilização simples e fácil.
Com ela fica fácil visualizar para quem é o negócio, como ele será feito e quanto vai custar. A partir dessas três seções principais a pessoa empreendedora consegue avaliar seu público, atividades e fontes de receita. Com essas informações, ela consegue desenvolver um planejamento estratégico tanto para atingir um novo público, desenvolver novas atividades ou até mesmo criar novas parcerias com intuito de aumentar sua fonte de receita.
Para conhecer mais o Canvas, escute o episódio “Decidi ir para o digital, mas como faz? Parte II” do nosso podcast Aquió.
Se você chegou até aqui é porque tem muito interesse nesse assunto. Então, para mergulhar ainda mais no tema planejamento estratégico, escute nosso podcast Aquió e assista nossos vídeos no nosso canal no Youtube.
Você também consegue desenvolver um planejamento estratégico para seu negócio nas atividades da jornada formativa Papo de Quem Empreende dentro do Evento Cê Tá On. Conheça a programação completa e participe!