Vem aí o Perifa 60+ 2.0, a segunda edição do projeto do FA.VELA para o público menos jovem.

O Perifa 60+ é um curso para pessoas acima de 60 anos que querem aprender sobre novas tecnologias, desenvolver habilidades criativas, enquanto cuidam do seu bem-estar. O projeto é totalmente gratuito! Podem se inscrever pessoas de Belo Horizonte, pertencentes a grupos historicamente vulnerabilizados. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 24/11. 

Como tudo que é bom a gente quer mais. Nesta segunda edição, o projeto tem o intuito de atender 80 novos participantes*. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 24/11, pelo site do FA.VELA. Pessoas de 60 anos ou mais, pertencentes a grupos historicamente vulnerabilizados, residente de Belo Horizonte, podem se inscrever.  

Após as inscrições será realizada uma seleção, já que as vagas são limitadas. O resultado sai em dezembro/2023 e nós entraremos em contato por e-mail, telefone ou WhatsApp para confirmar a participação das pessoas selecionadas.  

As aulas da versão 2.0 do projeto começam em janeiro do ano que vem e vão até final de novembro de 2024. Os encontros serão presenciais, 1 vez por semana (2h de duração), no espaço do FA.VELA, localizado no bairro floresta. As pessoas participantes podem ficar tranquilas, já que serão disponibilizados bolsa auxílio, lanche durante as atividades, além de todo o material utilizado durante o curso. O curso é totalmente gratuito! 

Durante esse período as pessoas participantes vão passar pelo processo de letramento digital, aprenderão a utilizar aplicativos diversos que promovem a interação e acesso a conteúdos diversos, além de aplicativos que auxiliam as pessoas na área de finanças e saúde. O objetivo é promover a independência de cada participante, misturando os momentos de aprendizado com lazer e diversão. Trazendo a autoestima para o público 60+.  

A primeira edição do projeto Perifa 60+, que aconteceu em 2023, foi um sucesso! Muitas pessoas saíram do projeto sabendo usar celular e tablets sem dificuldades. Muitas se cadastraram em redes sociais e aprenderam a registrar os momentos especiais por meio de fotos e vídeos para compartilhar. Além de aprender a pedir carros de aplicativo e pesquisar horários de transporte público. Sem mencionar dos aprendizados da área financeira, aprendendo a utilizar aplicativos de bancos, sem risco de cair em golpes! 

Para algumas pessoas participantes da primeira edição o desenvolvimento pessoal foi extremamente significativo. O grupo desenvolveu senso de pertencimento ao longo do projeto e por meio das trocas de conhecimentos, muitas pessoas se sentiram motivas a iniciar outras atividades! Além disso, as pessoas participantes adquiriram autonomia para executarem tarefas cotidianas que exigiam o uso de apps e outras ferramentas tecnológicas.  


É importante ressaltar que somente no Brasil há mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando hoje mais de 15% da população brasileira. Na perspectiva mundial, este número sobe para mais de 1 bilhão de pessoas. Paralelamente a isso, metade da população mundial ainda está offline, ou seja, sem acesso à internet. A porcentagem aumenta se focarmos no recorte em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. 

Esse é um cenário contraditório, já que diversos avanços tecnológicos vieram para ser aliados ao envelhecimento saudável. O Perifa 60+ tem o objetivo de fazer essa ponte, oferendo o conhecimento sobre o mundo digital e novas tecnologias, para quem ainda está de fora desse universo. Então se você conhece alguém de 60 anos ou mais, que queira aprender sobre o mundo virtual, indique o Perifa 60+! 

* Errata: No edital corrigido teremos 100 vagas para novos participantes!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit
WhatsApp
Telegram
Imprimir