Muito se fala em gestão, mas você conhece a gestão de marca? Pois é, a gestão de marca é o que chamam de Branding. Um conjunto de estratégias que pode ser usado por pequenos negócios para tornar sua marca relevante no mercado.
Quando se fala em gestão, logo se pensa em fluxo de caixa, contabilidade e por aí vai. Esse pensamento não está errado. Afinal a gestão de um negócio envolve saber planejar o financeiro de uma empresa, mesmo sendo pequena. E essa função é fundamental. Infelizmente, as estatísticas mostram que uma a cada quarto empresas fecham logo nos primeiros anos, por não ter tido esse planejamento, muitas vezes fechando por falência.
Mas existe uma outra gestão, que também é muito importante, que vai ser abordada nesse texto, a gestão de marca, ou Branding, como é mais chamada atualmente. O Branding de forma resumida é um conjunto de estratégias para assegurar que todas as partes envolvidas no seu negócio, seja público interno ou externo, entenda a mensagem desejada. Para isso, é preciso planejamento, estratégias de comunicação e um pouco de transformação digital.
Acesse os textos:
. Transformação digital para os (pequenos) negócios.
. O papel da Comunicação Digital nos pequenos negócios.
. Para que serve o Planejamento Estratégico nos pequenos negócios?
Então se você ainda leu nossos outros artigos sobre esses temas, deixa salvo aí para ler depois! Afinal tudo se conecta.
O que é marca?
Marca é a mesma coisa que o logotipo do negócio ué.
Mais ou menos. A marca pode ser o logotipo, que é a forma gráfica de identificação do negócio. Mas aqui vamos falar de um outro conceito de marca, na qual o logotipo faz parte, mas que também engloba outras coisas.
O conceito que vamos falar diz respeito a identidade do negócio, que está relacionada ao seu propósito. A partir do propósito do negócio, cria-se uma identidade como estratégia para conseguir atingir seu objetivo.
Para aprofundar ainda mais nesse assunto, escute o episódio “Estratégias para valorizar o corre”, do nosso podcast Aquió.
Dessa forma, o branding ou gestão de marca, como preferir chamar, envolve o tipo de linguagem utilizada nas comunicações da empresa, o tom de voz usado, os posicionamentos do negócio e tudo que ajuda a transmitir ao público a mensagem desejada.
Por exemplo, em um negócio de produção de bolos de pote, a pessoa empreendedora tem o propósito de levar aos clientes produtos feitos com cuidado. A partir desse propósito ela pode decidir criar uma identidade mais próxima ao seu público.
Para isso, ela desenvolve a estratégia de aparecer nas redes sociais da empresa, mostrando como é a produção de cada produto, passando a sensação de proximidade com seu público. A pessoa empreendedora pode inclusive escrever os textos de suas redes sociais em primeira pessoa, humanizando ainda mais seu negócio.
Ou seja, ela definiu seu propósito, criou a identidade para conseguir alcançar seu objetivo e traçou estratégias de marca para isso!
O importante é entender quem é seu público, e traçar uma estratégia de comunicação assertiva para falar com ele. Afinal, não adianta usar uma linguagem cheia de novas gírias para se comunicar com um público 60+, por exemplo.
Como criar estratégias de gestão de marca?
Uma boa estratégia é aquela que tudo está interligado, buscando atingir o mesmo objetivo. Então para criar estratégias você precisa definir:
. Propósito do negócio
. Público
. Nome da marca
. Identidade visual
. Tom de Voz
. Meios de comunicação
Com isso tudo definido e esclarecido, fica mais fácil desenvolver as estratégias de gestão de marca. Com uma boa estratégia, o público se identifica mais com a sua marca, o seu negócio fica sempre na mente das pessoas, ganha relevância no mercado e se diferencia dos concorrentes.
Se coloque na posição de cliente, imagine que você é ciclista e o pneu da sua bicicleta furou e agora precisa levar em alguma oficina para consertar. Você vai lembrar daquele estabelecimento que você segue nas redes sociais, que está sempre postando sobre o assunto, mostrando que tem compromisso com seus clientes, fazendo consertos com qualidade e rapidez.
Para entender como fazer a gestão de uma identidade, escute o episódio “Os desafios da gestão de um corre”, do nosso Podcast Aquió.
Um bom Branding, não apenas conquista mais clientes, mas também inspira os colaboradores que trabalham com você. Afinal, é bem mais satisfatório trabalhar em um ambiente que é autoridade no assunto e tem destaque no mercado.
Como o Branding pode ajudar os pequenos negócios?
Os pequenos negócios têm como grande desafio a grande concorrência, principalmente de grandes empresas. Por esse motivo, se diferenciar é mais que necessário para se destacar no mercado. Para essa diferenciação é interessante criar uma identidade de marca única e relevante.
Para facilitar, tente entender a sua marca como se fosse uma pessoa. Como essa pessoa falaria, o que pensaria, como se posicionaria diante de certos assuntos? Dessa forma, você consegue criar uma marca mais séria ou mais divertida.
É interessante também entender seu público para saber como se diferenciar no mercado. Um exemplo: seu público pode ser interessado em meio ambiente, dessa forma, se seu negócio pode se posicionar de forma sustentável, tendo práticas de sustentabilidade no seu dia a dia e divulgando sobre o assunto. Este pode ser um caminho para ela se destacar dos demais.
Pense que ser pequeno pode ser um ponto ao seu favor. Afinal, você pode focar em um público específico e se tornar uma autoridade naquele segmento!
Por que se fala muito em Branding digital?
É comum ligar Branding ao meio digital, pois as redes sociais são uma ótima ferramenta para fortalecer a identidade da marca. É só observar como as grandes marcas exploram o conteúdo de suas redes.
O lado positivo, como já abordado no nosso artigo sobre Transformação Digital, é que as redes sociai são ferramentas gratuitas que podem ser usadas pelos pequenos negócios sem comprometer seu orçamento. Entretanto, elas apresentam alguns desafios, como a constantes mudanças dos algoritmos. Para entender mais sobre isso acesse nosso post!
Foram as redes sociais que criaram um novo tipo de relacionamento entre empresas e consumidores. A relação deixou de ser um monólogo para ser um diálogo, em que as respostas estão vindo cada vez mais rápidas. Dessa forma, a comunicação atual se baseia mais em uma interação com o público. A interação é tanta que o público que se identifica com a marca passa a ser um divulgador da sua empresa.
O Branding é um conceito que pode ser considerado novo, mas já se mostrou extremamente importante paras todos os negócios, independentemente do tamanho e área de atuação.
Para aprofundar ainda mais no tema, escute nosso podcast Aquió e assista nossos vídeos no nosso canal no Youtube.
Você também consegue desenvolver estratégias de gestão de marca para seu negócio nas atividades da jornada formativa Papo de Quem Empreende dentro do Evento Cê Tá On. Conheça a programação completa e participe!